1 1 1 1 1
camara de fluxo laminar horizontal bananeira in vitro excisaodoexplante
Câmara de fluxo laminar horizontal Bananeira in vitro Excisão do explante

A reprodução das plantas realiza-se por dois processos: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada.

A reprodução sexuada carateriza-se pela fecundação, a qual dá origem à formação de indivíduos diferentes dos seus progenitores. Por sua vez, a reprodução assexuada permite a propagação de indivíduos idênticos à planta-mãe, tendo como consequência a formação de clones.

A reprodução assexuada é observável na natureza num grande número de espécies, uma vez que a seleção natural conduziu a uma grande diversidade de mecanismos fisiológicos e de estruturas anatómicas adaptadas a este modo de propagação.

As células vegetais possuem a capacidade de entrar em divisão e dar origem, por via assexuada, a uma planta idêntica à planta donde provém, ou seja, um clone dessa planta.

É devido a esta capacidade, denominada totipotência celular, que a cultura in vitro de plantas deve toda a sua extensão, capacidade essa descoberta em 1902 por Gottlieb Haberlandt, sendo considerado o pai da cultura in vitro de plantas.

O princípio da cultura in vitro consiste em isolar um fragmento de uma planta, denominado de explante (meristemas, gomos, fragmentos de folhas, etc.), e cultivá-lo sob condições asséticas, em meio nutritivo adequado, dispondo de luz, temperatura e humidade controladas, com o objetivo de obter a rápida multiplicação de plantas.

A cultura in vitro de plantas está dependente da manutenção das condições de assepsia, à semelhança das de uma sala de cirurgia. Os meios de cultura, o material usado nas manipulações do material vegetal e no desenvolvimento das culturas (pinças, bisturis, tubos de ensaio, etc.) são previamente esterilizados. Os explantes, antes de serem cultivados no meio de cultura, são submetidos à desinfeção superficial, normalmente com uma solução diluída de lixívia comercial. Os técnicos que manipulam o material vegetal têm que usar uma bata esterilizada e desinfetar as mãos e os braços com álcool e a manipulação dos tecidos vegetais é sempre efetuada no interior de uma câmara de fluxo laminar horizontal, onde o ar é filtrado.

Isabel Nunes Freitas

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.