1 1 1 1 1 Pontuação 4.75 (4 Votos)

Acelga colorida "bright lights" – um ensaio de adaptação

acelgas1 Entre dezembro de 2013 e junho de 2014 realizou-se uma cultura de acelgas coloridas da variedade "Brights lights" no Centro de Desenvolvimento Hortícola das Preces, em Câmara de Lobos.

O objetivo deste ensaio era observar a adaptação da cultura às condições edafoclimáticas prevalecentes naquele posto agrário, situado numa cota média/baixa (cerca de 200 m) na costa sul da ilha da Madeira.

Esta variedade apresenta folhas com limbos verdes ou bronzeados e pecíolos de cores variadas que incluem o dourado, rosa, laranja, púrpura, vermelho e branco. O interesse desta variedade incide precisamente nos pecíolos coloridos, procurados pela cozinha gourmet. O limbo das folhas apresenta um sabor mais suave que a acelga comum.

A sementeira foi feita em tabuleiros alveolados em estufa (viveiro) e as plantas transferidas para o ar livre com o tamanho de 3 ou 4 folhas. A cultura, inicialmente lenta a desenvolver-se, decorreu bem e os problemas fitossanitários foram mínimos (algumas lagartas e pequenas manchas circulares avermelhadas, provavelmente Cercosporiose).

 

acelgas2 As colheitas realizaram-se uma vez por semana, durante 5 meses.

Já fora do período do ensaio, em julho, uma das plantas espigou. Em agosto assistiu-se a um ataque de um fungo, semelhante a oídio, que inutilizou as folhas para consumo.

Entre fins de janeiro e junho de 2014 colheram-se 204 kg em cerca de 16 m2, o que corresponde a uma produtividade de cerca de 130 ton/ha, um pouco abaixo do referido em Portugal continental para as acelgas verdes (150 ton/ha, segundo Domingos Almeida, 2006).

Concluiu-se que esta cultura é fácil e produtiva nesta cota, média/baixa da costa sul da ilha da Madeira. Deverá ser realizada em período Outono/Inverno. A variedade é interessante em termos visuais, rústica, e bastante resistente ao espigamento precoce.

 

Divisão de Horticultura
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural