1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

CouveCouve é o nome vulgar das muitas variedades da família das Brassicaceae, a que também pertence o nabo e a mostarda.

A origem da couve é predominantemente europeia, da costa ocidental e do mediterrâneo, sendo que alguns tipos desta hortícola são provenientes da Ásia Menor.

 

CouveHá uma grande diversidade de couves como a couve galega, a couve repolho, a couve tronchuda ou "couve-portuguesa", a couve-flor, o brócolo, a couve lombarda, a couve-de-bruxelas, a couve rábano, entre outras.

É uma planta cuja descrição não é fácil, uma vez que as suas variedades apresentam diferenças ao nível do aspeto ou morfologia. É, em geral, uma planta bianual mas há variedades que têm um ciclo de vida que pode prolongar-se para além dos dois anos. O caule, ou talo, é ereto, podendo ser curto, como no repolho, ou longo, como na couve galega.

CouveAs mais comuns na Madeira são a couve galega, que produz folhas, a couve repolho, que produz a "cabeça", e a couve-flor. A introdução na Região terá ocorrido possivelmente aquando do povoamento. A obra dos finais do século XVI, "As Saudades da Terra", de Gaspar Frutuoso, refere que esta hortícola existia em grande abundância.
Atualmente, há couves durante todo o ano e em todos os concelhos. Têm preferência por climas frescos e húmidos. Por isso, as couves da Camacha (do sítio de João Frino) e do Santo da Serra são muito apreciadas e procuradas. No terreno, podemos ter couve em exclusivo (estreme) ou com outras culturas (consociação) como a batata doce ou o feijão, entre outras. Encontram-se também couves nas bordaduras dos nossos "poios", para o aproveitamento máximo da terra arável. No Inverno e na Primavera surgem os "espigos", que são as inflorescências tenras da couve.

Na gastronomia madeirense, é uma hortícola muito usada. Quem não aprecia saborear o milho cozido ou frito com tiras de couve, uns "espigos" num cozido, um caldo verde, uma sopa de couve?

As couves são uma excelente fonte de betacaroteno e vitaminas C e E e também são boas fornecedoras de sais minerais como o cálcio, ferro e potássio.

Paulo Santos

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.