1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O que são germinados?

alfafa
Alfalfa
feij mungo1
Feijão mungo
lentilha
Lentilhas

Germinar é o processo inicial da criação de uma nova planta a partir de uma semente.

As sementes têm uma concentração muito elevada de nutrientes e, em condições ideais de desenvolvimento (água, oxigénio e temperatura), a semente sofre variados processos bioquímicos, dando-se início ao processo de germinação.

A semente sofre alterações internas, produzindo novos compostos, e externas, que alteram a sua estrutura, com um único objectivo: sustentar a nova planta.

De fácil digestão, o alimento germinado tem valores muito elevados a nível nutricional, vitamínico, proteico e mineral.

Cada semente tem diferentes tempos de germinação, assim como diferentes sabores. As sementes mais utilizadas para fazer os germinados são normalmente os grãos de cereais, as leguminosas e algumas sementes de oleaginosas.

 

 

É importante escolher sementes saudáveis, de preferência biológicas, e não peletizadas.

Os germinados provenientes dos cereais como o trigo, a cevada e o centeio são utilizados em saladas num estado muito inicial, com 5 dias apenas de germinado e com 10 dias em sumos.

Os germinados de leguminosas, a exemplo da alfalfa, do feijão mungo, das lentilhas ou da soja, podem ser consumidos em saladas ou em outros pratos. São germinados relativamente fáceis de fazer, rápidos (3 a 5 dias) e com uma elevada taxa de sucesso.

Os germinados de oleaginosas, como as sementes de girassol e de abóbora, apresentam taxas de sucesso um pouco inferiores.

O sucesso de um bom germinado depende muito do controlo entre a água, temperatura, luz, humidade.

A água utilizada deve ser de origem mineral, tratada, filtrada ou fervida e a água das drenagens não deve nunca ser reutilizada. Antes de iniciarmos o processo de germinação, e dependendo do tipo de semente a germinar, esta deverá ser mergulhada 6, 12 ou 24h.

Em relação à temperatura, a ideal será entre os 20 e os 25 graus. Temperaturas muito elevadas implicam mais água e uma maior frequência de rega. Temperaturas baixas implicam menos água e menor frequência de rega.

Locais frescos e ventilados são promissores de um bom germinado, que, por sua vez, não gostam de luz direta, pelo que a sombra e a luz fraca são as condições ideais.

A humidade é muito importante, embora um ambiente demasiado húmido dê origem ao aparecimento de podridões.

 

Ana Ghira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.