1 1 1 1 1 Pontuação 1.50 (2 Votos)

A batata - caracterização da sua cultura na Madeira

batata2A batata é uma espécie pertencente à família das solanáceas (que engloba também outras culturas como o tomate, o pimento, a beringela e o tabaco, entre outras).

O seu nome científico é Solanum tuberosum e tem origem na América do Sul (Colômbia, Perú, Equador, etc.).

A sua introdução na Europa foi da responsabilidade dos colonizadores espanhóis, tendo ocorrido por volta de 1570.

Na altura, foi utilizada como planta de jardim, tendo as suas qualidades de consumo sido reconhecidas somente a partir de 1590. A partir dessa altura, a sua expansão por todo o mundo foi extremamente rápida, chegando a todas as partes, sendo, hoje em dia, uma das culturas mais praticadas em todo o planeta.

Segundo o Recenseamento Agrícola de 2009 (RA 2009), a área total de batata na RAM atingia os 1.500 ha por cerca de 10.000 agricultores.

Ela é praticada sob diferentes formas:

- Horticultura extensiva

  • em cultura principal, com 5.118 explorações e 542 ha,

  • em cultura secundária (após um cereal ou outro tipo de cultura extensiva ou mesmo após outra batata), com 1.950 explorações e 177 ha e

  • sob coberto (normalmente de vinha), com 1.743 explorações e 188 ha; em rotação com outras culturas hortícolas;

- Horticultura intensiva, ou seja, em rotação com hortícolas, com 3.898 explorações e 500 ha;

 

batata1- E em hortas familiares (neste caso, cultivada unicamente para auto-consumo), com 3.195 explorações e 92 ha.

Os últimos dados sobre o cultivo da batata (2012) referem que a sua área ocupa 1.539 ha, para uma produção total de 46.000 toneladas.

Os concelhos mais importantes são os de Santana (com 24% da área), São Vicente (com 15%), embora aqui seja de considerar a situação da cultura consociada, e Ribeira Brava (12%).

No entanto, há que considerar a importância do concelho do Porto Moniz quanto a este cultivo: embora em termos relativos o seu peso não seja importante, uma vez que a superfície do concelho é pequena, a verdade é que a tradição de produção é grande.

Ainda relacionado com a distribuição da batata pelos vários concelhos, há que salientar que nos concelhos situados a sul da ilha da Madeira, é mais importante o cultivo de batata precoce (batata nova), enquanto nos nortenhos a produção concentra-se mais em variedades de conservação.

Dada a muita informação existente sobre a cultura da batata na Madeira, o tema será abordado em futuras edições do DICA.

 

Ricardo Costa
Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.