1 1 1 1 1

 

As plantas aromáticas na Madeira - aneto ou endro

NOTA: O nome comum pode variar de local para local. No entanto, o nome científico é aprovado por um organismo internacional e é válido em qualquer parte do mundo, pelo que as pesquisas na Internet devem ser realizadas com o nome científico, para uma maior garantia de não haver enganos na identificação da planta.

 

Aneto ou endro

Anethum graveolens
Família: Apiaceae

plantas aromaticas 76 a aneto
plantas aromaticas 76 b aneto

Esta planta é anual e multiplica-se apenas por semente. Não deve ser plantada junto ao funcho, porque hibrida, produzindo descendência sem interesse.

Talvez por não estar bem adaptado à Madeira, o aneto tem tendência a florir precocemente e é muito sensível ao oídio.

As flores, dispostas em umbelas, característica comum da família das apiáceas, são amarelo vivo e dão lugar a pequenas sementes ovais, planas e muito aromáticas.

De relance, o aneto pode ser confundido com o funcho, mas basta tocar numa planta para sentirmos o seu aroma forte, terroso, absolutamente distinto do anis característico do funcho. A folhagem é igualmente muito recortada, mas geralmente mais acinzentada.

Poder-se-á dizer que o aneto está para o norte da Europa assim como o funcho está para o sul: apreciado em inúmeras receitas e infusões recreativas ou medicinais, onde toda a parte verde é utilizada, assim como as flores e as sementes.

De facto, a folhagem do aneto ou endro é feliz adição a pratos de peixe, especialmente salmão, marisco, sopas, batata ou cenoura cozidas, massas, iogurte, ...

As sementes adicionam-se a pão, azeites, vinagres e picles, dos quais o de pepino é o mais celebrado. As folhas devem ser usadas frescas, uma vez que secas perdem grande parte do aroma e sabor. A semente é comercializada seca, inteira ou reduzida a pó.

De entre a sua constituição, destacam-se as vitaminas B e C e o cálcio.

Fátima Freitas
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural