1 1 1 1 1

 

As plantas aromáticas da Madeira - hortelãs

Hortelãs

Mentha spp
Família: Lamiaceae

plantas aromaticas 36 hortela 1
plantas aromaticas 36 hortela 2

Existem muitas variedades de hortelã, uma vez que as várias espécies hibridam, naturalmente ou com a ajuda do hortelão. No Centro de Horticultura, são oito as variedades, que variam na morfologia da folha, especialmente a cor, indumento e forma, no aroma e no sabor.

A que é chamada de hortelã-do-ribeiro tem muito pelo e a folhagem mais escura; a hortelã- menta tem folha arredondada, é glabra (não tem pelos) e o aroma, apesar de pouco mentolado, é muito característico; a hortelã de leite era usada para aromatizar o leite antes de aparecerem os preparados instantâneos; a hortelã-pimenta tem a folha mais leve, ovada, ápice agudo, aroma mentolado e cor verde tenro; a hortelã-de-chocolate, tem os ramos mais escuros, avermelhados e aroma forte e característico a bombons de menta; a hortelã-de-maçã, com folhagem variegata; a hortelã com pelo; a hortelã chamada frisada, que será muito próxima da hortelã-de-leite, com nervação reticulada bastante evidente. A hortelã-de-água e o poejo também são Menthas, mas têm características distintas e, por isso, abordadas à parte.

São muito rústicas e podem tornar-se invasivas porque desenvolvem raízes subterrâneas que dão origem a múltiplas plantas. Multiplicam-se facilmente por estaca e separação. Os ramos enraízam facilmente em água. Aconselha-se vivamente a plantação apenas em vaso.

As hortelãs são plantas consideradas estimulantes do estômago, antissépticas e analgésicas.

As folhas frescas das hortelãs são excelentes fontes de vitamina C. Com as suas folhas fazem-se águas aromatizadas, infusões, gelados, pudins e bolos e condimentam verduras (as tradicionais favas com hortelã em Portugal; os molhos com iogurte e pepino que acompanham saladas e legumes, ...).

São ainda usadas para a preparação de banhos relaxantes em cosmética. Industrialmente, têm aplicação como aromatizantes para pastas de dentes e outros produtos.


Fátima Freitas
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

Veja também: