1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)
alfromana
Romana
alfbataviaiceberg1
Batavia tipo Iceberg
alfbolademanteiga
Bola de Manteiga

A espécie Lactuca sativa L. engloba diversas variedades. Estas, por sua vez, desdobram-se em inúmeras cultivares, grande parte delas trabalhadas geneticamente pelo homem no sentido de melhorar a sua adaptabilidade ao meio edafoclimático, de adquirir uma maior resistência/tolerância a pragas e doenças e ainda de aumentar a produtividade, sendo comum a hibridação de modo a obter uma maior homogeneidade das plantas.

A classificação da diversidade varietal das cultivares de alface baseia-se nas caraterísticas do fenótipo/morfológicas das plantas, tais como a forma da folha, o tamanho, o grau de formação do repolho e a cor, entre outras.

As variedades mais cultivadas no nosso país são:

Repolhudas:

- Lactuca sativa var. capitata L.

  • Alface bola de manteiga – folhas largas e onduladas; repolhos redondos bem consistentes
  • Alface batávia – folhas encrespadas com margens recortadas; repolhos volumosos mas pouco compacto
    • Tipo americano ou iceberg – repolhos firmes e volumosos, de sabor mais doce
    • Tipo europeu – repolhos menos compactos e volumosos, se comparados ao anterior

- Lactuca sativa var. romana L. ou longifolia – popularmente conhecida por "orelha de mula", apresenta folhas compridas e espatuladas, com nervura média bem definida. Repolho ovóide, comprido e pouco compacto e de sabor caraterístico

- Lactuca sativa var. latina – alfaces galegas – são muito semelhantes às alfaces "bola de manteiga", distinguindo-se delas pelo seu porte menor e maior espessura das folhas, estas com um porte também ligeiramente mais erecto na base

De corte ou acéfalas:

- Lactuca sativa var. intybacea ou crispa – folhas mais ou menos recortadas, podendo ser colhidas várias vezes, à medida das necessidades.

 

alfcrespa alfcrespa1 alfeuropeu
Crespa Crespa Batavia tipo Europeu

 

Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.