1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

inh6O inhame (Colocasia esculenta) é uma planta robusta, facilmente reconhecida pelas grandes folhas e rizomas tuberosos. O inhame é cultivado em sequeiro ou em terrenos alagadiços, de forma anual. Atualmente, é comum encontrar inhame a crescer espontaneamente nas margens ou leitos das ribeiras e ribeiros ou onde as escorrências de águas são frequentes.

Os rizomas são utilizados na alimentação tradicional dos Madeirenses e a folhagem pode ser aproveitada na alimentação animal.

inh5Na Madeira são cultivados dois tipos botânicos de inhame, com várias variedades vegetais denominadas de branco, vermelho, de enxerto ou, mais rara, de sequeiro. Recentemente, verificou-se a introdução da variedade inhame roxo, provavelmente a partir de imigrantes regressados da América do Sul ou África. As designações "branco" e "vermelho" são encontradas frequentemente entre as formas cultivadas, quer em lugares encharcados quer secos.

A planta foi introduzida na Madeira, pensa-se que por volta de 1640. No início do séc. XVIII era um dos alimentos mais comuns, constituindo uma parte fundamental da dieta das populações, sendo conhecido como o "maná da terra", conforme inscrição de 1710 na Igreja de S. Pedro, no Funchal.

inh4O declínio da cultura ocorreu após a introdução da batata-doce e batata, tendo a sua importância alimentar e produção diminuído acentuadamente. Apesar disso, é ainda cultivado por toda a Madeira, sendo comum a sua utilização nos pratos festivos da época Pascal.

Considerando a importância do inhame para muitos países tropicais e subtropicais e o facto dos seus recursos genéticos poderem estar ameaçados pelas alterações climáticas, as variedades madeirenses são vistas como um importante património genético.

O ISOPlexis/Germobanco desenvolve estudos de avaliação e valorização dos recursos genéticos desta cultura.

No âmbito do projeto internacional de financiamento comunitário Europe Aid Taro, o ISOPlexis lidera um estudo mundial sobre a tolerância do inhame à seca. Simultaneamente, decorre investigação que visa determinar a composição nutricional das variedades de inhames da Madeira.

Filipe Ganança
Investigador do ISOPlexis/Germobanco - Universidade da Madeira
Fotos DR