1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (3 Votos)

O tratamento pós-colheita da banana

cascata desinfecaoCascata de desinfeção

O tratamento pós-colheita com fungicidas é essencial para a preservação e aumento do período de conservação para venda dos produtos hortofrutícolas, de uma forma geral. A banana não é excepção sendo que na fruta obtida em Modo de Produção convencional este tratamento é realizado recorrendo ao fungicida Tecto 500 SC, cuja matéria activa é o tiabendazol, que possui acção curativa e preventiva.

A banana obtida em Modo de Produção Biológica (MPB) é submetida a uma desinfeção com o produto Savanet (obtido de sementes de citrinos) que conserva o fruto em boas condições de venda e consumo por um período de tempo superior em relação ao período de conservação sem tratamento.

A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Divisão de Fruticultura e em colaboração com a GESBA, realizou no Centro de Bananicultura diversos ensaios com o objetivo de avaliar a possibilidade da utilização generalizada do fungicida utilizado em MPB em toda a banana processada, uma vez que este produto é inócuo para o ambiente, em oposição ao Tecto 500 SC, que exibe classificação toxicológica de isento mas considerado muito perigoso para organismos aquáticos (informação constante no Guia dos Produtos Fitofarmacêuticos da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural).

Foi avaliado o comportamento da banana convencional tratada com o produto Savanet, nomeadamente o desenvolvimento de fungos aquando da maturação após um período de conservação em câmaras de frio, situação que ocorre no circuito de comercialização.

Os resultados obtidos até a data permitiram concluir que:

- o tratamento pós-colheita da banana por "cascata" com o produto Savanet é eficaz para no caso de conservação em câmaras de frio até 7 dias e até 7 dias após a maturação;

 

banana apos tratamentoBanana após tratamento

- o tratamento pós-colheita em ensaio não foi eficaz para a permanência em frio por mais de 15 dias.

Será necessário realizar novos ensaios, introduzindo algumas alterações, como por exemplo a redução da velocidade do tapete transportador ao passar pela "cascata", de forma a aumentar o período de contacto da solução fungicida com a banana e outras concentrações do produto, na tentativa de se obter a conservação da fruta durante 21 dias em câmara de frio, que é o período de tempo até a chegada dos frutos ao consumidor final a nível nacional.

Bibliografia:

- Estudo da eficácia do produto Savanet no tratamento pós-colheita por cascata, de banana em modo de produção convencional, Eng. Alcino Silva e Dr. Bruno Silveira, DSPSV – Divisão de Fruticultura, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Novembro 2009;

- Estudo da eficácia do produto Savanet no tratamento pós-colheita por aspersão de banana em modo de produção convencional, Eng. Alcino Silva e Dr. Bruno Silveira, DSPSV – Divisão de Fruticultura, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Abril 2009.

 

Alcino Silva
Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.