1 1 1 1 1

A produção de banana no período de Inverno

mangaA cultura da bananeira na região é conduzida como uma cultura perene, selecionando rebentos laterais para a continuidade da produção, regra geral do rebento mais desenvolvido, resultando numa produção ao longo de todo o ano mas com um pico nos meses de verão, quando a banana concorre com outros frutos da estação, mais frescos e menos calóricos, logo, mais apetecíveis.

Uma forma de obter a produção fora desse período é a escolha da data de plantação em função da data que se pretende colher, o que permite deslocar a colheita para os meses de Inverno, quando é mais valorizada no mercado, obtendo-se durante 3 anos a produção maioritariamente na época pretendida mas com um desfasamento progressivo, uma vez que, sendo uma planta tropical, tenderá sempre a produzir nos meses mais quentes.

A utilização desta técnica de forma contínua está, no entanto, condicionada pela dificuldade de mecanização.

 

compasso plant1Outra forma é a seleção de rebentos em diferentes épocas do ano e de diferentes tamanhos para atrasar a respetiva produção e a utilização de bolsas ou mangas plásticas no cacho para acelerar o "enchimento" do cacho para evitar que a produção seja nos meses entre junho e setembro.

A utilização de um compasso de plantação como 2.5x2.5 m facilita o desenvolvimento dos rebentos, dando-se o seu crescimento de forma contínua, ao invés de plantações com compassos mais fechados onde o seu crescimento está condicionado pela falta de luminosidade, provocando aumento do ciclo produtivo. Com uma densidade de plantação menor consegue-se que cerca de mais 15% da produção anual esteja distribuída por meses fora do período de Verão, além de outras vantagens em termos culturais e fitossanitários.

 

Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.