1 1 1 1 1 Pontuação 4.60 (5 Votos)

O tomate arbóreo
Cyphomandra betacea

tomate arb2O tomate arbóreo, tomate inglês ou tamarilho pertence à família das Solanáceas e é uma pequena árvore que podemos encontrar em toda a Ilha da Madeira, desde os 300 m de altitude na costa norte e os 400 m de altitude na costa sul, sendo frequente encontrá-lo isolado ou em plantações de pequena dimensão nos concelhos de Santana (Arco de São Jorge, São Jorge e Santana) e Santa Cruz (Camacha). É uma espécie nativa dos Andes, de onde se expandiu para todas as zonas de clima subtropical. Em Portugal Continental encontra-se nas zonas temperadas junto à costa.

Esta árvore possui porte arbustivo de 2 a 3 m de altura e é facilmente reconhecida pelas suas folhas grandes. É uma planta monoica hermafrodita, ou seja, as flores possuem os dois sexos. Vive cerca de 5 a 6 anos, entra em produção no 2.º ano e produz um máximo de frutos aos 3/4 anos.

Propaga-se com muita facilidade quer por semente como por estacaria. Deve ser plantada no início da estação húmida com um compasso de 4m x 2,5m.

Prefere clima temperado subtropical, locais de humidade média-alta. Gosta de solos bem drenados, frescos e ligeiramente ácidos, sendo muito sensível à falta de água. É uma planta que prefere situações de plena luz, podendo ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca. Necessita proteção dos ventos e das geadas. Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos.

Esta planta responde bem à fertilização, pelo que em plantação utiliza-se o estrume e faz-se uma aplicação de fósforo e potássio e, em cobertura, fazem-se 2 a 3 aplicações de azoto. As quantidades de fertilizantes a aplicar são definidas de acordo com os resultados das análises de solo.

 

tomate arb1É uma planta rústica no que diz respeito às pragas e doenças, sendo os afídios e tripes (flores, folhas), o oídio e a antracnose (frutos) as enfermidades mais comuns.

A poda é importante para estimular a ramificação e deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos. Nas árvores em produção poda-se os ramos mortos ou doentes.

O fruto, com semelhanças ao tomate, é oval e pontiagudo no extremo inferior e tem uma cor que varia do vermelho ao laranja.

A colheita é realizada entre os meses de novembro e março, sendo que deve ser colhido apenas quando apresenta cor uniforme. A média de produção por árvore situa-se entre os 15 a 20kg/ano.

É possível adquirir plantas de tomate arbóreo no Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical.

 

Divisão de Fruticultura
Quebradas de Baixo - São Martinho
Tel.: 291 764502
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comentários  

# Joana Olim 10-06-2015 22:04
Boa noite,

Sou investigadora da Universidade de Coimbra, e natural da Madeira, gostaria de saber se sabem a etimologia da palavra Tamarilho?

Com os mais cordiais cumprimentos,
Joana Olim
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.