O tomate arbóreo
|
||
Esta árvore possui porte arbustivo de 2 a 3 m de altura e é facilmente reconhecida pelas suas folhas grandes. É uma planta monoica hermafrodita, ou seja, as flores possuem os dois sexos. Vive cerca de 5 a 6 anos, entra em produção no 2.º ano e produz um máximo de frutos aos 3/4 anos. Propaga-se com muita facilidade quer por semente como por estacaria. Deve ser plantada no início da estação húmida com um compasso de 4m x 2,5m. Prefere clima temperado subtropical, locais de humidade média-alta. Gosta de solos bem drenados, frescos e ligeiramente ácidos, sendo muito sensível à falta de água. É uma planta que prefere situações de plena luz, podendo ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca. Necessita proteção dos ventos e das geadas. Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos. Esta planta responde bem à fertilização, pelo que em plantação utiliza-se o estrume e faz-se uma aplicação de fósforo e potássio e, em cobertura, fazem-se 2 a 3 aplicações de azoto. As quantidades de fertilizantes a aplicar são definidas de acordo com os resultados das análises de solo. |
A poda é importante para estimular a ramificação e deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos. Nas árvores em produção poda-se os ramos mortos ou doentes. O fruto, com semelhanças ao tomate, é oval e pontiagudo no extremo inferior e tem uma cor que varia do vermelho ao laranja. A colheita é realizada entre os meses de novembro e março, sendo que deve ser colhido apenas quando apresenta cor uniforme. A média de produção por árvore situa-se entre os 15 a 20kg/ano. É possível adquirir plantas de tomate arbóreo no Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical.
Divisão de Fruticultura |
Comentários
Sou investigadora da Universidade de Coimbra, e natural da Madeira, gostaria de saber se sabem a etimologia da palavra Tamarilho?
Com os mais cordiais cumprimentos,
Joana Olim