1 1 1 1 1

A tangerina

tangerina1A tangerineira (Citrus reticulata Blanco) é uma árvore que pertence ao género botânico Citrus e à família das Rutáceas. O seu fruto tem características semelhantes à laranja, mas é mais pequena e tem uma forma esferóide.

Os citrinos são normalmente auto férteis, necessitando apenas de uma abelha ou outro insecto para levar o pólen dos órgãos masculinos da flor aos femininos. Também podem ser partenocárpicos, não necessitando então de polinização e não produzindo sementes.

A tangerina é uma fruta rica em fibras, vitamina C e potássio. Possui também um componente antioxidante chamado nobiletina que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo assim doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose e o AVC.

 

tangerina2A casca da tangerina é rica em vitaminas A, B1 e B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo e é utilizada para fazer doces e geleias, além de chá. Quando utilizamos as cascas devemos ter a certeza que não têm resíduos de pesticidas, pois este tipo de casca absorve facilmente estes produtos.

É um fruto com baixo teor em calorias (53 calorias/100g de fruto).

Os três maiores produtores mundiais de tangerina são a China, a Espanha e o Brasil.

 

Maria da Graça Correia de Freitas Aguiar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar