A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceas, originária dos Trópicos quentes e húmidos. Possui flores brancas e purpúreas, sendo largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. É originária da Índia, sendo muito conhecida na China.
De sabor agridoce, de cor verde a amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas A, C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (doenças originadas por carência de vitamina C) e, devido à grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite.
Na maior parte dos casos, é considerada uma fruta de quintal, pois o seu cultivo não é feito em grande escala.
|
|
A planta começa a produzir frutos após os quatro anos de existência, dando em média duzentos frutos/ano, podendo durar de cinquenta a setenta anos. A fruta parece uma estrela quando cortada e tem cinco gomos, sendo muito utilizada na guarnição de saladas. O seu sabor fresco conjuga-se perfeitamente com alface e tomate, acrescentando uma aparência exótica.
A produção, nas condições edafoclimáticas da região, e em zonas quentes como o Lugar de Baixo, Ponta do Sol, a uma quota de 6 metros acima do nível do mar, ocorre no período compreendido entre outubro e dezembro.
Bruno Silveira Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
|
Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:
- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):
Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Telef.: 291 211 260
Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural Divisão de Apoio ao Agricultor Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Telef.: 291 214 310
- No âmbito da produção biológica:
Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Telef.: 291 744 190
|