1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

A Proteção Integrada nos citrinos

PI citrinos1Os citrinos (laranjeiras, tangerinas, toranjoeiras, limoeiros) apresentam grande diversidade e complexidade no seu ecossistema.

Para a prática da proteção integrada dos citrinos é necessário conhecer a cultura, os seus inimigos e os diferentes meios de luta, recorrendo à luta química apenas em último recurso.

É também importante ter presente a influência das condições edafoclimáticas, da presença de auxiliares e de todos os fatores que, de alguma forma, possam influenciar a produção.

Para conhecer o risco de ataque dos inimigos da cultura deve-se proceder à sua estimativa, recorrendo para o efeito à utilização de várias técnicas de amostragem diretas (observação de um certo número de órgãos vegetais, através do método de observação visual) e indiretas (captura de pragas e de auxiliares entomófagos, através da técnica das pancadas e de armadilhas).

Entre os principais inimigos dos citrinos podemos destacar as cochonilhas, os afídeos, os ácaros, a mosquinha branca, a mineira dos citrinos, a mosca da fruta e a psila dos citrinos. Relativamente às doenças destaca-se o míldio, a gomose, a antracnose, a alternariose e a fumagina.

 

PI citrinos2Para a manutenção de um pomar de citrinos de elevada qualidade sanitária, no âmbito da proteção integrada, deve-se privilegiar as medidas preventivas (genéticas e culturais) e, quando necessário, recorrer a meios diretos (biológicos, biotécnicos e químicos), que visam a eliminação da população do inimigo da cultura que causa prejuízos, utilizando-se os que menos afetam o Homem e o ambiente.

Os grupos de auxiliares importantes nesta cultura são os coccinelideos (joaninhas), os himenópteros (ex.: Cales noacki), os ácaros fitoseideos e os crisopideos.

Num próximo artigo, abordaremos mais pormenorizadamente alguns dos principais problemas que afetam esta cultura.

Bibliografia consultada:

Produção integrada da cultura de citrinos / Miriam Cavaco, Fátima Calouro. Oeiras: DGPC, 2005. 158 p. (Divulgação, ISSN 0872-3249; 277). ISBN 972-8649-44-4.

 

Paula Rocha
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural