1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

A proteção integrada nas Pomóideas

PI1
PI2

As pomóideas (macieira e pereira) apresentam uma vasta diversidade de problemas fitossanitários que podem dar origem a perdas significativas de produção.

Entre as principais pragas que afetam estas fruteiras, destacam-se os afídeos, os ácaros, o bichado, a cochonilha São José, a cecidómia e a mosca da fruta. Das principais doenças evidenciam-se o oídio e o pedrado.

Para a prática da proteção integrada, e como já foi referido no artigo relativo à proteção integrada das prunóideas, é essencial ter conhecimento da cultura, dos seus inimigos, da intensidade do seu ataque, dos diversos fatores que contribuem para a sua nocividade (bióticos, abióticos, culturais e económicos) e dos organismos auxiliares da cultura. 

 

É necessário ainda acompanhar o ciclo biológico dos inimigos das culturas, efetuando a estimativa do risco e a tomada de decisão, considerando o estado fenológico, a presença de auxiliares, o estado de desenvolvimento do inimigo da cultura nas parcelas e as condições meteorológicas.

Em relação aos meios de luta, deve-se utilizar as estratégias de proteção que menos afetem o Homem e o Ambiente e que permitam a redução dos níveis populacionais dos principais inimigos da cultura a níveis aceitáveis. Dar prioridade, sempre que possível, à utilização de estratégias de proteção biológicas, biotécnicas, culturais, físicas ou genéticas.

Os tratamentos com produtos fitossanitários devem ser realizados apenas quando necessário e utilizando exclusivamente os fitofarmácos que estão autorizados na proteção integrada de pomóideas.

Bibliografia consultada:

Normas técnicas para produção integrada de pomóideas / coord. Miriam Cavaco. Lisboa: DGADR, 2012. Volume II, 252 p. (Divulgação, ISSN 0872-3249; 353). ISBN 978-989-8359-00-7.

Protecção integrada de pomoídeas / coord. Miriam Cavaco, Mário Gonçalves. Oeiras: DGPC, 2002. 89 p. (Divulgação, ISSN 0872-3249; 261). ISBN 978-8649-23-1.

 

Paula Rocha
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural