1 1 1 1 1

Campo de pés-mãe de figueiras

figueiras2O campo de pés-mãe de figueiras do Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical foi instalado com o objetivo de preservar determinadas variedades de figueiras com interesse regional, constituindo desta forma um "banco" ou "reserva" de onde seja possível retirar material vegetal para propagação e posterior venda das fruteiras aos agricultores. Além disso, esta coleção permite fornecer dados para futuros estudos ecológicos e fitogeográficos.

Em agosto de 2009 foi realizada uma prospeção de variedades existentes nos concelhos de Santa Cruz e Machico, colhidos alguns exemplares de frutos e identificados com o nome vulgar de acordo com informação da comunidade local.

Em Julho de 2010 foi efetuada a plantação de figueiras com material recolhido nos referidos concelhos. O campo de pés mãe foi instalado no extremo sudoeste do Centro de Fruticultura, nas Quebradas de Baixo, em São Martinho, e ocupa uma área de aproximadamente 1.000 m2.

 
figueiras1.1 figueiras1.2

As variedades selecionadas foram as seguintes: Branco, Cótio-branco, Castanhal, Burro, Suseno, Bacorinho e Anjinho.

São variedades que foram escolhidas por estarem bem adaptadas às nossas condições edafoclimáticas. No entanto, há sempre a possibilidade de ampliar este campo com a recolha de novas variedades.

O pomar da coleção de fruteiras encontra-se em plena produção e necessita de cuidados de manutenção em permanência. O mais importante desta coleção é que todo este material, em termos de manutenção da biodiversidade, representa um recurso imprescindível para o futuro da agricultura. Por isso, é relevante o trabalho de conhecer e estudar, para depois colocar este património ao serviço dos agricultores.

 

Divisão de Fruticultura
Quebradas de Baixo - São Martinho
9000-254 Funchal
Tel: 291 761211

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.