1 1 1 1 1

A fertilização na cultura do limoeiro

limoeiro1Nos primeiros anos de vida do pomar, deve-se proporcionar às jovens plantas as condições adequadas de nutrição, de forma a permitir-lhes um crescimento vigoroso.

Após a entrada do pomar em produção, a fertilização deve assegurar às árvores uma nutrição equilibrada, evitando um crescimento vegetativo excessivo e a favorecer a produção de frutos em quantidade e qualidade.

 

limoeiro2A avaliação do estado de nutrição de um pomar é efetuada anualmente através da análise foliar e da análise de terra e é com base nesta avaliação que se determina a quantidade de fertilizante a utilizar, de modo a assegurar uma nutrição adequada às árvores.

No caso da cultura do limoeiro, as fertilizações devem ser efetuadas no início da Primavera (fevereiro/março) e no fim do Verão (setembro/outubro), para promover a rebentação em março/abril e em outubro/novembro, respetivamente. Assim, a rebentação será mais precoce, prevenindo o aparecimento de algumas pragas importantes. A realização de fertilizações numa altura não indicada facilita o aparecimento de determinadas pragas, graves na nossa Região, nomeadamente a psila e a lagarta mineira, uma vez que estas surgem sobretudo na rebentação jovem.

 

Alcino Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural