1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (2 Votos)

Coberturas de solo na cultura da bananeira

solo1A utilização de coberturas de solo na cultura da bananeira apenas pode ser utilizada em bananais com sistema de rega localizada, uma vez que, nos casos da chamada "rega à manta", é necessário que o terreno esteja "nu" para que o caudal de rega possa avançar.

As vantagens fundamentais prendem-se com o controlo de ervas infestantes e manutenção da humidade no solo.

Podemos distinguir basicamente dois tipos de cobertura de solo:

O primeiro, o empalhamento, consiste na colocação dos resíduos da cultura ao longo da linha e nas entrelinhas, podendo as infestantes ser controladas através de mondas manuais. Pode-se igualmente recorrer à aplicação de "bagaço" de cana-de-açúcar.

As regas devem ser adaptadas, de forma a que a água atravesse a camada superficial de resíduos, penetrando o suficiente no solo para assegurar a rega necessária.

Este tipo de cobertura de solo dificulta a aplicação de adubos, que, no caso da cultura da bananeira, deve ser efetuada regularmente, além de que o "bagaço" de cana-de-açúcar retira azoto do solo para o seu processo de decomposição, sendo necessário corrigir o défice deste fator, sob risco de ocorrerem perdas de produtividade da cultura.

 

solo2O segundo, o enrelvamento, resulta na instalação de uma cobertura vegetal permanente, a exemplo do trevo violeta na entrelinha. Esta espécie compete com as infestantes dominantes e fertiliza em simultâneo o solo, através da fixação do azoto.

Após a primeira floração, efetua-se o corte do trevo, que é colocado ao longo da linha, sobre os resíduos da cultura, ajudando a que estes se degradem mais rapidamente.

A segunda floração deverá formar semente, de modo a que ocorra a ressementeira natural desta cobertura vegetal.


Pode ser igualmente um enrelvamento "espontâneo", selecionando as ervas adventícas de pequeno porte (cerca de 15cm máximo) e eliminando, através de monda seletiva, aquelas que não cumprem com este objetivo.

 

Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural