As novas variedades de bananeira, obtidas por multiplicação in vitro, dão a possibilidade aos agricultores de obterem maiores rendimentos, pois atingem maior produtividade, quer em quantidade quer em qualidade).
De forma resumida, apresenta-se em seguida as tarefas necessárias para a nova plantação. São elas:
1. Preparação do terreno:
- Mobilização e regularização do terreno (da camada superficial, cerca de 80cm); - Análise de solo em laboratório, que permitirá, se necessário, efetuar as correções necessárias de pH e de fertilidade do solo; - Desinfestação do solo, se tal for necessário; - Eliminar tomateiros, aboboreiras e batateiras nas proximidades da nova plantação, porque são portadoras de viroses.
2. Plantação
- Uma vez que as plantas estão enraizadas em turfa, efetuar uma rega abundante antes de retirar do vaso; - Ao plantar, o nível inferior das raízes deve ficar 15cm abaixo do nível do solo, cobrindo-se com uma camada de terra; - O compasso de plantação recomendado deve ser de 2x2,5 m a 2,5x2,5m.
|
|
3. Regas
- Durante os primeiros dias após a plantação deverão efetuar-se regas abundantes (todos os dias); - Para solos muitos secos aplicar 30 litros/planta/dia durante a primeira semana.
4. Fertilização
- Iniciar a fertilização 20 dias após a plantação, aplicando nos dois primeiros meses, por planta e por semana, 34 g de Nitrolusal e 14 g de sulfato de Potássio.
Outras recomendações:
- Não efetuar a limpeza dos "filhos" antes da planta atingir 1m de altura; - Evitar o uso de herbicidas sistémicos antes da planta ter 2m de altura e reduzir a aplicação de herbicidas de contacto até que tenham 1m de altura.
Bruno Silveira Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
|