1 1 1 1 1 Pontuação 4.60 (5 Votos)

A poda na anoneira

poda de frutific ou de inverno1A poda consiste num conjunto de cortes executados numa árvore, com o objetivo de regularizar a produção e aumentar e melhorar os frutos, mantendo o equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal.

Na cultura da anoneira, para além da poda de formação, podem executar-se dois outros tipos de poda: a poda de frutificação ou de inverno e a poda em verde ou de verão.

Com a poda de formação, que é realizada nos primeiros anos após a plantação da anoneira, pretende-se obter uma estrutura para árvore (sistema de condução), que se irá manter ao longo da sua vida produtiva. No caso da anoneira, o sistema de condução mais adequado é o sistema em vaso.

A poda de frutificação na anoneira é realizada entre a queda das folhas e a rebentação, que, dependendo do local de produção, poderá realizar-se entre os meses de fevereiro e julho.

 

poda em verdeEsta poda tem por objetivo a formação da árvore e estimular o aparecimento de ramos para futura produção.

Quanto à poda em verde ou de verão, é realizada durante o período vegetativo da árvore, geralmente após o vingamento do fruto e consiste na eliminação de ramos verdes, tendo como principais objetivos o arejamento e a entrada de luz na copa da anoneira, aumentando desta forma a qualidade do fruto e reduzindo a incidência de algumas pragas.

As brigadas de podas e enxertias da Divisão de Fruticultura executam a poda nos pomares de anoneiras dos agricultores, podendo ser contactada através do telefone 291 761 211.

 

Alcino Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural