1 1 1 1 1 Pontuação 4.60 (5 Votos)

A poda na anoneira

poda de frutific ou de inverno1A poda consiste num conjunto de cortes executados numa árvore, com o objetivo de regularizar a produção e aumentar e melhorar os frutos, mantendo o equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal.

Na cultura da anoneira, para além da poda de formação, podem executar-se dois outros tipos de poda: a poda de frutificação ou de inverno e a poda em verde ou de verão.

Com a poda de formação, que é realizada nos primeiros anos após a plantação da anoneira, pretende-se obter uma estrutura para árvore (sistema de condução), que se irá manter ao longo da sua vida produtiva. No caso da anoneira, o sistema de condução mais adequado é o sistema em vaso.

A poda de frutificação na anoneira é realizada entre a queda das folhas e a rebentação, que, dependendo do local de produção, poderá realizar-se entre os meses de fevereiro e julho.

 

poda em verdeEsta poda tem por objetivo a formação da árvore e estimular o aparecimento de ramos para futura produção.

Quanto à poda em verde ou de verão, é realizada durante o período vegetativo da árvore, geralmente após o vingamento do fruto e consiste na eliminação de ramos verdes, tendo como principais objetivos o arejamento e a entrada de luz na copa da anoneira, aumentando desta forma a qualidade do fruto e reduzindo a incidência de algumas pragas.

As brigadas de podas e enxertias da Divisão de Fruticultura executam a poda nos pomares de anoneiras dos agricultores, podendo ser contactada através do telefone 291 761 211.

 

Alcino Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentários  

# jose freitas 02-09-2015 11:26
a minha anoneira da o seu fruto entre novembro e dezembro, em que altura deverei poda-la?
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 08-09-2015 10:39
Bom dia.

No caso da poda tradicional, em que se eliminam os ramos lenhosos da anoneira, esta deverá ser feita após a colheita total dos frutos. Contudo, deve-se esperar a queda da maioria das folhas para então podar. Assim, a árvore acumula as reservas da quase totalidade da área foliar.

Quanto à poda em verde (rebentos que ocorrem após a poda dos ramos lenhosos), esta deverá ser feita quando todos os frutos já estejam vingados e apresentem algum desenvolvimento.

Uma vez que temos uma grande variedade de condições climáticas nas áreas de produção de anona (no Sul a cotas altas e baixas no Norte), é difícil indicar datas precisas. Porém, como é referido que a colheita dos frutos ocorre nos meses de novembro e dezembro, julga-se tratar-se de um pomar na costa sul, pelo que, se se considerar um ano sem grandes alterações a nível climatérico, a poda tradicional pode ocorrer nos meses de março ou abril e a poda em verde em agosto ou setembro.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.