1 1 1 1 1

Como preparar a instalação de um pomar

pomar1

Na instalação de um pomar é fundamental ter em atenção vários aspetos, aspetos esses fundamentais para a produtividade e rentabilidade da exploração, e tendo em consideração que são culturas que irão permanecer por muitos anos no terreno, o descurar de um pormenor poderá por em causa a vida útil do pomar e o sucesso do mesmo.

Assim, salientam-se alguns dos fatores a ter em conta antes da escolha da espécie a instalar:

1. Estudo de mercado - verificar a necessidade de frutas no mercado através das estatísticas divulgadas e indagar a procura por parte dos potenciais compradores;
Quantidade de água de rega na exploração - verificar se a mesma é suficiente, atendendo às necessidades das fruteiras ao longo dos anos, nomeadamente aquando da estabilização do pomar em período de verão;

2. Condições climáticas do local - ter conhecimento da temperatura mínima e máxima que é frequente no local, bem como a humidade relativa e exposição solar. Ter atenção à intensidade dos ventos, bem como à sua frequência e predominância (orientação);

3. Características do solo – Proceder à análise dos mesmos quer a nível físico (estrutura, profundidade, textura) quer a nível químico (nutrientes N-P-K e outros, teor de matéria orgânica, pH, capacidade de troca).

 

pomar2

Os solos mais adequados são os profundos com teor de matéria orgânica próximo dos 5%, bem drenados (solos francos). Nos terrenos onde existiram árvores, sobretudo espécies florestais, retirar os "tocos" e todas as raízes e destruir (queimar), de forma a evitar-se doenças a nível radicular (podridões);

4. Escolha das variedades/porta enxertos - Este fator é muito importante, pois todos os investimentos e consequente rentabilidade dependerá desta decisão e um erro na escolha das variedades /porta enxerto será irreparável no futuro e pode comprometer a produção e a vida útil de um pomar.

Face ao exposto, pode consultar na TABELA DAS VARIEDADES RECOMENDADAS algumas orientações a ter em conta na escolha das espécies e variedades/porta enxertos.

O tema, dada a sua importância, terá continuação em próximos números do DICA e para qualquer esclarecimento sobre este assunto poderá contactar a Divisão de Apoio ao Agricultor, através do telefone 291 214 310.

 

Isabel Freitas
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.