1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (2 Votos)

O viveiro de produção de plantas de bananeiras

viveirosban3O viveiro de produção de plantas de bananeira está localizado no Centro de Bananicultura do Lugar de Baixo, Ponta do Sol. Com 700 m2, esta área é distribuída por duas parcelas, sendo uma constituída pelas estufas com climatização automática (480 m2) e a outra pela área de viveiro (220 m2), ambas cobertas com rede de ensombramento e o solo, por sua vez, coberto por tela.

As áreas de acondicionamento, engorda e aclimatação de plântulas de bananeiras produzidas no Microlab Madeira (por vezes do exterior, tratando-se de variedades novas na Região) por micropropagação in vitro recebem essas mesmas plântulas de bananeira, sendo primeiro colocadas em bancadas de enraizamento e depois envasadas no Centro e vendidas diretamente ao agricultor.

 

viveirosban2Na altura da venda, as plantas com cerca de 3 meses de idade estão prontas para plantação e têm, em média, 50 cm de altura e 3 cm de diâmetro no colo.

As vantagens fundamentais na utilização de bananeiras produzidas por micropropagação são, basicamente, a uniformidade de tamanho das plantas para efetuar a plantação, mesmo tratando-se de quantidades elevadas, melhores características produtivas, dado serem clones de plantas seleccionadas, e estão isentas de pragas e doenças.

De referir que no período de 2008 a 2013 forneceu-se, em média, 15.600 plantas/ano.

Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural