1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

tangerina1
tangerina2
fotos: Paula Almeida Rocha

Entre as frutas de mesa, a tangerina é uma das preferidas pela população mundial. Atraem o consumidor pela beleza, aroma intenso e ótimo sabor mas também pela facilidade em serem descascadas.

As tangerinas, além do valor nutricional e do poder refrescante, apresentam características medicinais excelentes pois são ricas em vitaminas, fibras e pectina que auxiliam no funcionamento intestinal.

Estes frutos são usualmente consumidos ao natural ou na forma de sumos. Podem também ser usados na confeção de gelados, compotas e licores. Os gomos são também utilizados na doçaria, como ingrediente decorativo de tartes e bolos.

Da casca de frutos verdes são extraídos óleos essenciais, que são utilizados para diversas finalidades, principalmente na indústria dos cosméticos. Pode-se também aproveitar a casca para a produção de doces e geleias, pois é rica em vitaminas.

Das folhas e flores pode-se fazer chás e infusões de excelente sabor, com finalidades medicinais. Das folhas também podem ser extraídos óleos essenciais para a elaboração de cosméticos.

Assim como os frutos da laranja, as tangerinas contêm quantidades apreciáveis de sais minerais, principalmente potássio, sódio, fósforo e magnésio, é rica em vitaminas do complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada excelente fonte de vitamina C, vitamina esta essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infeções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.

Contêm açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo. Além disso, diminuem o nível de colesterol e dão mais resistência física ao organismo evitando as gripes, comuns no inverno.

De salientar ainda que este fruto tem na região um papel fundamental na época natalícia que estamos a viver, não só porque o licor de tangerina é muito apreciado, sobretudo nesta altura, mas também porque o fruto é usado na elaboração do presépio madeirense.

Bibliografia consultada:
OMAIAA. A Produção e Comercialização de Pequenos Citrinos em Portugal. Disponível em http://www.observatorioagricola.pt/item.asp? Id_item=127

Paula Almeida Rocha
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural