1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

A poda em cerejeiras

poda em cerejeiras DICAs 2 A poda de qualquer árvore tem como principais objetivos facilitar a entrada de luz no interior da copa, de forma a maximizar a fotossíntese, controlar o vigor da planta, promovendo o equilíbrio entre ramos vegetativos e os frutíferos, facilitar as operações culturais (tratamentos e colheitas), garantir produções regulares (evitando a safra e contra safra) e eliminar ramos ladrões, mal posicionados e doentes.

Para realizar este tipo de operação cultural, são necessárias ferramentas de corte, tais como tesoura de poda e serrote e tesoura de poda de duas mãos para os ramos mais grossos. Estes instrumentos devem estar bem afiados, lubrificados e desinfetados.

poda em cerejeiras 1
Figura n.º 1 – ferramentas de poda 
poda em cerejeiras 2
Figura n.º 2 – corte da poda

Relativamente aos cortes efetuados pelas ferramentas acima mencionadas, devem ser realizados com cuidado, de modo a que o corte fique liso e com uma inclinação regular, para evitar a acumulação de água, facilitar a cicatrização e evitar infeções do lenho.

As épocas de poda das cerejeiras poderão ser efetuadas antes do abrolhamento ou após a colheita, dado que esta fruteira tem dificuldade na cicatrização dos cortes, mas nos momentos atrás mencionados existe um maior fluxo de seiva em circulação, o que facilita a cicatrização.

 

Existem vários tipos de poda, entre as quais a poda de formação, que é efetuada nos primeiros anos de vida da planta e até ao 3.º ano e que serve essencialmente para dar forma à copa da árvore.

A poda de frutificação é efetuada para assegurar a regularidade e melhoria da frutificação, promovendo o equilíbrio entre as funções vegetativas e reprodutivas. Para a sua realização, é importante conhecer os hábitos de frutificação das plantas, que, no caso das cerejeiras (Prunus avium), frutificam nos esporões em ramalhete que estão nos ramos de anos anteriores.

Nas cerejeiras, os tipos de poda de frutificação mais usados são em forma de vaso, em forma de eixo ou pirâmide e em espaldeira, de modo a obter uma planta mais baixa, não deixando ultrapassar os três metros de altura.

Para obter uma cerejeira em forma de vaso é necessário efetuar a poda sobre os ramos com dois ou três anos, tendo a atenção de deixar no sítio do corte o gomo vegetativo para o exterior.

poda em cerejeiras 3
Figura n.º 3 – esquema da poda de cerejeira em vaso 
poda em cerejeiras 4
Figura n.º 4 – Esquema da poda de cerejeira em eixo
ou pirâmide

A forma de condução em eixo ou pirâmide é mais adequada para pomares intensivos, uma vez que se obtém uma cerejeira com os ramos distribuídos em vários “andares” ao longo do tronco principal.

Após a poda, os cortes devem ser desinfetados com calda bordalesa.


Aurélia Sena
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

(publicado originalmente no Almanaque PEF/2022)