1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

A produção de castanha na campanha de 2021

Chegado o outono, o castanheiro e a castanha voltam a merecer uma atenção especial, não só porque fazem parte da nossa paisagem e das nossas tradições, mas porque contribui como um importante complemento económico para muitas famílias, nomeadamente nas freguesias do Curral das Freiras, Jardim da Serra, Campanário e Serra de Água.

producao de castanha campanha 2021 1 producao de castanha campanha 2021 2

Este ano, das avaliações realizadas no terreno pelos técnicos da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, prevê-se um melhoria significativa na quantidade de castanha a obter, que deverá situar-se entre as 70 e as 80 toneladas, o dobro da registada em 2016 (ano em que foram marcantes os prejuízos causados pela vespa-das-galhas-do-castanheiro (Dryocosmus kuriphilus), e de 60 a 70% superior à obtida em 2020.

Esta evolução, francamente positiva, teve como principal motivo a diminuição significativa da vespa-das-galhas-do-castanheiro, graças aos efeitos acumulados dos lançamentos do parasitoide Torymus sinensis que têm sido efetuados nos últimos anos (desde 2017 até à presente data) pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

Paralelamente, também contribuirá para o aumento da produção de castanha em 2021, quer em quantidade quer em qualidade, as condições climáticas favoráveis registadas no ano, nomeadamente a ocorrência de chuva no início do mês de agosto que contribuiu para a rega dos castanheiros, os quais são maioritariamente produzidos em sequeiro, e as chuvas em setembro que contribuíram em muito para o adequado desenvolvimento da castanha.

A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, alerta para a importância da utilização do Centro de Processamento da Castanha por parte dos produtores, uma vez que nele poderão proceder à esterilização e calibração do referido produto, gratuitamente.

Os produtores de castanha foram atempadamente informados da data de reabertura do referido Centro, que ocorreu dia 18 de outubro, com o seguinte horário: segundas e quartas-feiras, das 10:00 às 15:30h.


Aurélia Sena
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico
Divisão de Assistência Técnica Agronómica

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.