1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Jornadas técnicas de lançamento do projeto FRUTTMAC - Transferência de I+D+i para o desenvolvimento sustentável de fruteiras tropicais na Macaronésia

FRUTTMAC seminario 1 Nos dias 27 e 28 do passado mês de novembro, foi lançado o Projeto FRUTTMAC - Transferência de I+D+i para o desenvolvimento sustentável de fruteiras tropicais na Macaronésia, nas jornadas técnicas que decorreram no Instituto Canario de Investigaciones Agrarias (ICIA), tendo os diferentes parceiros apresentado as suas aspirações, bem como as linhas de trabalho que pretendem desenvolver.

O FRUTTMAC é um projeto de cooperação de I+D+i (Investigação+Desenvolvimento+Inovação) entre Centros de Investigação, Universidades e Empresas dos Arquipélagos da Madeira, Canárias, Açores e Cabo Verde, incluindo a participação ativa das diversas administrações públicas insulares e associações, num total de 25 entidades relevantes nas suas áreas de ação.

 

FRUTTMAC seminario 2 Este projeto pretende aprimorar as bases para um desenvolvimento sustentável da fruticultura tropical na Macaronésia, criando ferramentas e soluções para enfrentar novas dificuldades, como as alterações climáticas e todas as consequências que estas trazem para a fruticultura (escassez de água, novas pragas e doenças, alterações no ecossistema e na biodiversidade, etc.).

Como tal, foram definidos três objetivos orientadores principais: o uso eficaz dos recursos fitogenéticos e o acesso aos mesmos, aumento da gestão sustentável das explorações e a diversificação da oferta comercial.

A Região Autónoma da Madeira participa neste projeto através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Universidade da Madeira, tendo definido como culturas tropicais principais na sua atuação o abacate e a anona.

Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.