1 1 1 1 1

Produção de abacate - alerta

alerta producao de abacate 1O abacate, na Madeira, foi durante muitos anos uma cultura considerada fácil, que não obrigava a grandes trabalhos agrícolas e basicamente era só colher no final. No entanto, nos últimos 15 anos esta situação alterou-se, pois foi identificado nesta cultura o ácaro Oligonychus perseae (aranhiço cristalino), que, em condições climáticas favoráveis, ataca de uma forma intensa e sistemática o abacateiro, provocando desde desfolhação parcial até à total, em caso de ataques muito severos.

Mais recentemente, há cerca de 8 anos, foi identificada uma outra praga, o Pseudacysta perseae (percevejo do abacateiro), que também provoca grandes danos na cultura, nomeadamente na folhagem, levando também à desfolha do abacateiro.

alerta producao de abacate 2Estas duas pragas, em conjunto, têm criado nos últimos cinco anos grandes problemas na cultura, debilitando ano após ano os abacateiros, uma vez que a árvore perde as folhas prematuramente, diminuindo significativamente o processo de fotossíntese, para além de “desorientar” os mecanismos de fenologia da planta, em virtude desta ausência de folhas provocar desequilíbrios hormonais, estimulando a planta a rebentar fora da época normal.

 

alerta producao de abacate 3 Perante esta recente situação, os abacateiros, à semelhança de outras fruteiras, para além de cuidados ao nível de podas e nutrição (fertilização), devem de ser alvo dos tratamentos fitossanitários mais adequados ao controlo das pragas do aranhiço cristalino e do percevejo do abacateiro.

Assim, para o controlo do aranhiço cristalino está autorizado o produto comercial VERTIMEC 018 EC (uso menor), com a dose recomendada 1 500ml/ha ou na concentração de 150ml/100 litros de água, no máximo de 2 tratamentos. Aconselha-se a pulverizar ao aparecimento da praga (antes e durante o vingamento do fruto), sendo o intervalo de segurança de 14 dias (período que deverá decorrer obrigatoriamente entre a aplicação e a colheita).

Para o percevejo, não existe ainda produto autorizado.

 

Para mais informações, consulte a Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura ou Divisão de Assistência Técnica à Agricultura, através dos telefones 291 211 260 / 291 214 310, respetivamente.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.