1 1 1 1 1 Pontuação 2.50 (2 Votos)
mango3
mango4

O mangueiro (Mangifera indica) pertence, como o cajueiro, à família das Anacardiaceae, que compreende numerosas espécies. O género Mangifera inclui cerca de 50 espécies, todas naturais do Sudeste asiático, com excepção da Mangifera africana, originária de África.

É uma árvore de folha permanente que encontra na ilha da Madeira, nas zonas de cota mais baixa e quentes, condições para desenvolver-se e frutificar.

As folhas novas, de cor amarela a verde pálida, avermelhada ou bronzeada, vão assumindo com o tempo a cor verde escura definitiva.

A floração ocorre normalmente de maio a setembro. Os gomos florais desenvolvem-se nos ramos terminais amadurecidos no ano anterior.

As inflorescências são panículas terminais de forma piramidal alongada. Cada árvore produz várias panículas que contêm muitas flores (500 até 10 000 flores por panícula). As flores, de cor verde amarelada, medem 5 a 7 mm de diâmetro quando abertas e podem ser estaminadas (masculinas) ou perfeitas (hermafroditas). Estas últimas normalmente concentram-se na parte terminal das panículas e são em número muito inferior às primeiras.

A percentagem de frutos que amadurecem sobre o total das flores hermafroditas polinizadas são mínimas, geralmente menos de 1 %, de acordo com a variedade. O número de frutos por cada inflorescência vai de 1 até 3 ou 5 e algumas vezes menos do que isso, ou seja, um só fruto para 10 ou mais panículas.

O fruto é uma drupa de forma variável com casca, polpa comestível e caroço com fibras mais ou menos abundantes. O comprimento do fruto varia desde 4 cm a superior a 20 cm e o peso de 200 a 500 gramas a superior a 1 Kg.

A polpa é geralmente amarela de várias tonalidades até rosada.

A semente apresenta um revestimento lignificado muito duro.

A polinização é feita por alguns insetos como tripes ou moscas, mas não por abelhas, e pode ser adversamente afetada pelo vento e pelas chuvas.

Desde a floração até ao completo amadurecimento dos frutos decorrem em média 5 meses e neste período ocorre queda de frutos.

O mangueiro é muito sensível às baixas temperaturas, principalmente se estas ocorrerem na floração. Requer uma boa luminosidade para frutificar e induzir coloração aos frutos e um período seco antes e durante a floração.

O solo deve ser profundo e bem drenado, de preferência de textura média. O pH do solo deve manter-se entre os 5,5 e os 7,5, dado que valores mais altos aumentam o risco de carências de micronutrientes, particularmente de ferro e de zinco.

mango1 mango2 mango5

 

Maria da Graça Correia de Freitas Aguiar