1 1 1 1 1

maracuj1O maracujaleiro é uma trepadeira lenhosa, perene, de crescimento rápido, vigoroso, contínuo e exuberante.

Apresenta gavinhas que são estruturas com a função de agarrar ramos, galhos, folhas ou qualquer outro objeto que sirva de apoio para a planta em crescimento.

O sistema radicular é superficial e pouco ramificado, podendo observar-se que mais de metade das raízes localizam-se nos primeiros 30 cm do solo.

Estima-se que existam mais de quinhentas espécies de Passiflora, das quais 150 a 200 são originárias do Brasil.

Podem ser utilizadas como alimento, ornamento e fármaco.

O cultivo comercial do maracujá na Região utiliza duas formas distintas de Passiflora edulis Sims.: a Passiflora edulis f . sp. edulis (maracujá roxo) e a Passiflora edulis f. sp. flavicarpa (maracujá amarelo ou brasileiro) e cruzamentos intra-específicos.

maracuj2A primeira forma é mais resistente ao frio e autopolinizável.

A segunda é mais exigente em calor mas auto incompatível, necessitando de polinização cruzada com plantas de clones distintos.

Nesta última forma é importante estabelecer o pomar com plantas de semente, para garantir uma boa produtividade.

As sementes devem ser retiradas de plantas vigorosas, produtivas, precoces, resistentes a doenças e pragas e originárias de frutos grandes, maduros e com grande percentagem de suco.

maracuj5Um aspeto importante a mencionar é que o produtor deve retirar sementes de vários frutos colhidos em diferentes plantas e não de muitos frutos de poucas plantas, de modo a diminuir o problema de incompatibilidade referido.

Regiões com um comprimento do dia acima de 11 horas diárias de luz apresentam as melhores condições para a floração. Na Ilha, a escassez de flores ocorre nos meses de inverno, quando os dias são mais curtos.

É uma planta com nula tolerância ao encharcamento (é de evitar solos com má drenagem); com fraca tolerância ao vento (escolher locais abrigados); com fraca tolerância a solos com concentração salina elevada (é importante analisar os solos e efectuar uma fertilização equilibrada); e com fraca resistência à seca (a água não pode faltar, pois é uma planta com crescimento rápido e contínuo).

 

maracuj4 maracuj3

Graça Aguiar