1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

“A cultura do Castanheiro na Madeira - Manual Prático”

cultura castanheiro madeira capa Nos arquipélagos da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), a cultura do castanheiro tem particularidades únicas que a distinguem do resto da Europa. As características peculiares destes arquipélagos, como o clima, o tipo de solo e a orografia acidentada, fazem desta cultura um exemplo de adaptabilidade e sobrevivência.

Na Madeira, o castanheiro, além de estar perfeitamente enraizado na cultura regional e nas tradições populares, representa um importante sustento para as populações locais.

Esta árvore é uma componente fundamental da paisagem desta Ilha e contribui para a manutenção de um panorama rural tradicional, com grande potencial turístico. Tem ainda uma função como agente mediador na fixação das águas superficiais e na retenção do solo. Apesar das reconhecidas potencialidades, esta fruteira, à semelhança do que acontece um pouco por toda a Europa, encontra-se num momento crítico, resultante de doenças, da falta de perspetivas económicas e do abandono progressivo dos soutos.

Neste sentido, e com o objetivo de abordar o cultivo do castanheiro num contexto insular, bem como de atualizar os conhecimentos dos agricultores, técnicos e de todos aqueles que estão interessados no castanheiro foi recentemente editado pela Professora Doutora Dora Aguin Pombo, da Universidade da Madeira (UMa), e pelo Engenheiro Agrónomo António Miguel Franquinho Aguiar, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas/Direção Regional de Agricultura, o livro “A cultura do Castanheiro na Madeira – Manual Prático”.

 

Este manual que é prefaciado pelo Engenheiro Bernardo Mellvill Araújo, é constituído por 12 capítulos, ao longo dos quais 22 autores abordam várias matérias, que vão desde os saberes seculares, passando pela produção e comercialização da castanha, até aos mais recentes avanços científicos. Muitos dos dados apresentados na obra são inéditos, tendo sido obtidos nas últimas décadas, através de vários projetos de investigação desenvolvidos essencialmente na Madeira, mas igualmente nos Açores.

Entre os assuntos abordados estão a análise da superfície ocupada, a caracterização das cultivares e as práticas culturais, o controlo das pragas e das doenças principais, assim como a produção, a comercialização e a valorização dos frutos e dos soutos. Num contexto europeu, são igualmente incluídos alguns dados científicos que, pela inovação e pela oportunidade, reforçam o interesse da obra.

Refira-se que esta publicação resultou de uma parceria entre a UMa e a então Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), tendo sido cofinanciada pelo Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícola (FEOGA) e pelo orçamento da Região Autónoma da Madeira, através do Programa de Apoio Rural do Programa Operacional Plurifundos da Madeira (2000-2006).

O referido manual poderá ser descarregado gratuitamente aqui.

 

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura