1 1 1 1 1 Pontuação 4.67 (3 Votos)

cultdabananeiraA bananeira é uma planta típica das regiões tropicais húmidas, pelo que apresenta um melhor desenvolvimento em locais com uma média anual de humidade relativa superior a 80%. Estas condições aceleram a emissão das folhas, prolongam a sua longevidade, favorecem a emissão da influrescência e uniformizam a coloração dos frutos.

No entanto, quando a humidade relativa e a temperatura são elevadas estão também criadas as condições ideais para o desenvolvimento de doenças que reduzem a produtividade dos bananais. Por sua vez, a baixa humidade relativa do ar proporciona folhas mais coriáceas e com vida mais curta.

A bananeira é uma planta muito exigente em água, devido à sua morfologia e fisiologia.

A carência de água tem maior gravidade nas fases de diferenciação floral e no início da frutificação. Quando submetida a severa deficiência hídrica no solo, a roseta foliar comprime-se, dificultando ou até mesmo impedindo o lançamento da inflorescência, e os cachos perdem o valor comercial.

A quantidade de água aplicada num bananal está diretamente relacionada com a capacidade de retenção de água pelo solo.

A luminosidade é importante para o desenvolvimento da bananeira, pois afeta o seu ciclo, o tamanho do cacho, a qualidade e conservação dos frutos. Para o bom desenvolvimento da planta é desejável que receba mais de 1000 horas de luz/ano.

Nas regiões com alta luminosidade, o cacho atinge mais rapidamente o ponto de corte comercial do que nas regiões com baixa luminosidade.

Esta cultura prefere solos ricos em matéria orgânica, com pH entre 6.0 e 6.5, bem arejados, bem drenados, argilosos ou mistos, que possuam boa disponibilidade de água e topografia favorável. Os solos arenosos têm baixa fertilidade e baixa retenção de humidade.

Apesar da bananeira apresentar sistema radicular superficial (30 cm), é importante que o solo seja profundo, com mais de 75 cm e os que têm profundidade inferior a 25 cm são considerados inadequados.

Nos terrenos compactados, as raízes desenvolvem-se muito superficialmente, fazendo com que as plantas fiquem sujeitas à queda. Recomenda-se, para o bom desenvolvimento das plantas, que os terrenos não apresentem camada impermeável, pedregosa ou endurecida, nem lençol freático a menos de um metro de profundidade.

A adequada disponibilidade de oxigénio é fundamental para o bom desenvolvimento do sistema radicular da bananeira. O mau arejamento do solo, que pode ser provocado pela compactação ou encharcamento do terreno promove perdas irreparáveis no sistema radicular, com reflexos negativos na produção.

Alexandra Azevedo