1 1 1 1 1 Pontuação 4.67 (3 Votos)

cultdabananeiraA bananeira é uma planta típica das regiões tropicais húmidas, pelo que apresenta um melhor desenvolvimento em locais com uma média anual de humidade relativa superior a 80%. Estas condições aceleram a emissão das folhas, prolongam a sua longevidade, favorecem a emissão da influrescência e uniformizam a coloração dos frutos.

No entanto, quando a humidade relativa e a temperatura são elevadas estão também criadas as condições ideais para o desenvolvimento de doenças que reduzem a produtividade dos bananais. Por sua vez, a baixa humidade relativa do ar proporciona folhas mais coriáceas e com vida mais curta.

A bananeira é uma planta muito exigente em água, devido à sua morfologia e fisiologia.

A carência de água tem maior gravidade nas fases de diferenciação floral e no início da frutificação. Quando submetida a severa deficiência hídrica no solo, a roseta foliar comprime-se, dificultando ou até mesmo impedindo o lançamento da inflorescência, e os cachos perdem o valor comercial.

A quantidade de água aplicada num bananal está diretamente relacionada com a capacidade de retenção de água pelo solo.

A luminosidade é importante para o desenvolvimento da bananeira, pois afeta o seu ciclo, o tamanho do cacho, a qualidade e conservação dos frutos. Para o bom desenvolvimento da planta é desejável que receba mais de 1000 horas de luz/ano.

Nas regiões com alta luminosidade, o cacho atinge mais rapidamente o ponto de corte comercial do que nas regiões com baixa luminosidade.

Esta cultura prefere solos ricos em matéria orgânica, com pH entre 6.0 e 6.5, bem arejados, bem drenados, argilosos ou mistos, que possuam boa disponibilidade de água e topografia favorável. Os solos arenosos têm baixa fertilidade e baixa retenção de humidade.

Apesar da bananeira apresentar sistema radicular superficial (30 cm), é importante que o solo seja profundo, com mais de 75 cm e os que têm profundidade inferior a 25 cm são considerados inadequados.

Nos terrenos compactados, as raízes desenvolvem-se muito superficialmente, fazendo com que as plantas fiquem sujeitas à queda. Recomenda-se, para o bom desenvolvimento das plantas, que os terrenos não apresentem camada impermeável, pedregosa ou endurecida, nem lençol freático a menos de um metro de profundidade.

A adequada disponibilidade de oxigénio é fundamental para o bom desenvolvimento do sistema radicular da bananeira. O mau arejamento do solo, que pode ser provocado pela compactação ou encharcamento do terreno promove perdas irreparáveis no sistema radicular, com reflexos negativos na produção.

Alexandra Azevedo

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.