1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

 

Prospeção de cultivares de cerejeira (Prunus avium L.)

 prospecao cerejeiras
Verificação de características fenológicas 

A cultura da cerejeira tem estado em foco por várias razões, entre as quais pela sua importância económica.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, incluiu a prospeção de cultivares de cerejeira (Prunus avium L.) nos vários ensaios que está a desenvolver e cujos objetivos são os seguintes:

• Caracterizar as variedades regionais existentes (“Preta Miúda”, "Regional", “Lustrosa" ou Serôdia”, entre outras), efetuando registos fenológicos das árvores e dos frutos;

• Avaliar e descrever quantitativa e qualitativamente a sua produção, bem como a incidência de pragas e doenças;

• Proceder à criação de um campo de germoplasma no Núcleo de Experimentação de Fruticultura e Floricultura Temperada, de modo a preservar estes recursos genéticos;

• Elaborar um catálogo, com a compilação das características destas variedades e;

• Dar continuidade à prospeção de novos ecótipos de cerejeiras que possuam características qualitativas e quantitativas semelhantes ou superiores às existentes e que sejam de interesse.

 

prospecao cerejeiras 1Este ensaio será realizado nas freguesias onde a cultura da cerejeira possui maior expressão, nomeadamente nas freguesias do Jardim da Serra e do Curral das Freiras, estando o seu início previsto para o mês de outubro do corrente ano.

Para a realização do referido ensaio está como técnica responsável a signatária, a qual pertence à Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA), tendo sido estabelecidas várias parcerias, nomeadamente com a Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através da Quinta Leonor, a Universidade da Madeira, a Junta de Freguesia do Curral das Freiras, a delegação de Associação de Agricultores do Curral das Freiras e com os produtores de cereja.

 

Aurélia Sena
Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.