1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

 

Consumir pero regional é garantia de benefício nutricional!

pero 1 A Ponta do Pargo, no concelho da Calheta, recebe no próximo fim-de-semana, dias 17 e 18 de setembro, a XXXII Festa do Pero.

Este evento organizado pela Casa do Povo da Ponta do Pargo conta com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, e tem como objetivos a valorização e a promoção do Pero da Ponta do Pargo, prestando a devida homenagem a todos os agricultores que cultivam este fruto.

A macieira é uma planta lenhosa da família Rosaceae e género Malus, cuja espécie de maior interesse económico é a Malus domestica L.. O Pero da Ponta do Pargo, o Pero Calhau, o Pero Domingos, e as maçãs Barral e Cara de Dama são as variedades regionais de maior valor agroeconómico.

O Pero da Ponta do Pargo distingue-se especialmente dos outros frutos da mesma espécie devido ao seu aroma, produzido por uma essência existente sobretudo na casca (epicarpo) lisa e brilhante.

O pero (ou maçã) é um dos frutos mais consumidos em todo o mundo, tanto pelo seu sabor quanto pela sua durabilidade e versatilidade. Ademais ser um excelente alimento, tem numerosas utilizações por todos os seus benefícios medicinais.

O povo inglês ainda hoje reconhece ao pero virtudes medicinais, dando continuidade ao velho ditado – “An apple a day, keeps the doctor away”, ou seja, “uma maçã (pero) por dia mantém o médico longe”.

Além de 85% de água, contém 12% de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, vitaminas e provitamina A, que favorece especialmente a assimilação de cálcio.

Produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, dificultando a absorção das gorduras e da glicose, auxiliando no processo de emagrecimento, elimina o colesterol prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, deste modo, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.

Um pero maduro cru é um dos alimentos mais úteis para auxiliar o processo de digestão. Começa por ser um excelente dentífrico, dado que pela ação mecânica de comer ajuda na limpeza dos dentes e das gengivas. A sua polpa cozida é calmante, adstringente e laxante.

 

pero 2 As fibras presentes retêm toxinas como metais pesados e aditivos. Estas absorvem a água ao longo do tubo digestivo e libertam-na, no trato intestinal, não deixando que as fezes sequem e causem problemas posteriores, como a prisão de ventre.

O seu sumo refrescante e abundante, ligeiramente ácido, estimula as glândulas digestivas e protege a mucosa gástrica e diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos. O seu efeito hidratante retarda o aparecimento de rugas e a flacidez da epiderme.

O consumo regular deste fruto é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com uma ingestão recomendada de uma peça por dia. Segundo as premissas da ciência nutricional, no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde.

O pero adequa-se às mais diversas composições gastronómicas. Essa versatilidade alimentar abre-nos um leque de deliciosas escolhas numa gastronomia saudável, podendo-se tirar partido deste fabuloso ingrediente em compotas, geleias, purés, concentrados, tartes, pudins, bolos, iogurtes, e fatias desidratadas (tipo batata frita).

Termino com duas frases muito emblemáticas para o pero:

Com peros à sua mesa, a sua saúde terá mais riqueza!

e assim seremos

Sãos como um pero!

Sugestão Culinária: Sumo de pero, limão e funcho

Ingrediente: 2 peros; 1 limão e ½ bolbo de funcho.
Confeção: descasque o limão. Limpe os ingredientes retire o centro dos peros e as sementes e passe pelo liquidificador.

Pode-se beber ao natural ou ligeiramente aquecido.

(Mistura ideal para digestões pesadas, gastrite, doenças do fígado, colesterol, retenção de líquidos ou se quiser fazer depurações).

Rubina Aleixo
Direção Regional da Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.