1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)
cultlim2

Plantação de Limoeiros no Concelho

de Santana, 2007

cultlim1
Limão da variedade Eureka

A cultura do limoeiro foi florescente na Região, mas decaiu bastante no final do século XIX, passando de uma posição exportadora à condição da produção não chegar para satisfazer o consumo regional. No final dos anos 40 renasceu o interesse por este fruto.

Por esta altura, as variedades divulgadas podiam agrupar-se em dois tipos: o primeiro englobando as variedades "Ponderosa" e "Vila Franca", de frutos grandes e com casca grossa; o segundo respeitante às variedades "Eureka", "Lisboa", "Lunário" e "Galego", de frutos pequenos com casca fina e sumarenta (Carvalho & Aguiar, 1997).

Com base no último Recenseamento Agrícola de 2009, a Região Autónoma da Madeira (RAM) apresenta uma área de limoeiros de 72,43 ha, sendo o concelho de Santana o que apresenta maior expressão, com cerca de 70% da área total. A representatividade neste concelho (50,38 ha) resulta, em grande parte, pelo facto de se situar num microclima favorável à cultura.

Os dados do Recenseamento Agrícola de 2009 revelam ainda a existência de 690 explorações agrícolas com produção de limão, das quais 304 (cerca de 44%) situam-se no Concelho de Santana.

De acordo com registos da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a cultura do limoeiro na Região, durante um certo período, restringia-se ao sítio da Achada dos Marques. Devido à qualidade da produção, aquele fruto ficou conhecido em toda a ilha, sendo este o motivo pelo qual ainda hoje é celebrada anualmente na Freguesia da Ilha a Exposição Regional do Limão.

Apesar dos problemas de abandono e da falta de manutenção dos pomares, a cultura do limoeiro continua a ser bastante representativa, e por isso assume bastante importância na economia de muitas famílias.

Atualmente a principal variedade de limoeiros cultivada é a "Eureka", embora se encontre em algumas explorações a variedade "Lunário" e "Galego". A variedade "Eureka" carateriza-se por apresentar um fruto médio a pequeno, elíptico-oblongo, com poucas ou nenhumas sementes. A sua casca de espessura média, de polpa tenra, sumarenta e de sabor ácido, é a preferida pelos madeirenses para a tão afamada poncha.

A produtividade média dos pomares na RAM é de aproximadamente 10 toneladas/ha.

Alcino Silva