1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

A carambola

carambola1 A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), uma árvore ornamental e frutífera de pequeno porte, da família das oxalidaceae e nativa da Indonésia e Índia.

A caramboleira é uma árvore perene, de crescimento lento, e é excelente para arborização de jardins e quintais.

Com um tronco de coloração castanho e textura rugosa, as folhas são compostas, com cinco a 11 folíolos, sempre com um único folíolo terminal, de coloração cobre/avermelhada quando bem jovem, ficando laranja e até atingir um tom verde.

As flores são de tamanho pequeno, com cinco pétalas em forma de sino e coloração amarela e rosa.

A propagação pode ser feita por sementes e enxertia e a carambola adapta-se melhor em climas quentes e húmidos, preferindo solos areno-argilosos com boa drenagem.

Embora não necessite de poda, deve ser feito desbaste a cada 15 a 20 dias quando jovem, retirando o excesso de ramos e rebentos laterais do caule, e depois apenas os ramos secos e mal formados.

Demora cerca de 4 a 5 anos para começar a produzir, dando em média 200 frutos, e tem uma vida produtiva de 25 a 30 anos.

 

carambola2 Os frutos são vistosos, com forma oblonga, possuindo uma pele fina com coloração que pode variar do verde ao amarelo, dependo do grau de maturação. Cada fruto é composto por cinco gomos compridos e, quando cortado ao meio, apresenta aparência semelhante a uma estrela com cinco pontas.

Tem sabor agridoce, e é rico em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), vitaminas A, C e do complexo B, como também em antioxidantes.

A carambola oferece vários benefícios para a saúde, auxiliando no combate à febre e é eficaz contra o escorbuto e estimulador de apetite. Porém, por ser uma fruta que contém ácido oxálico, pode ser prejudicial para pessoas com insuficiência renal.

Os frutos maduros, dependendo de cada região, são utilizados em saladas, sumos, doces, geleias, gelatinas e ainda chás.

Entre as frutas tropicais exóticas, é a que possui menor quantidade de calorias.

O sumo da carambola pode ser também utilizado para limpeza e polimento de metais.


Paula Rocha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura