1 1 1 1 1 Pontuação 4.10 (10 Votos)

sabia que

- Em países como a Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai, o abacate é conhecido por palta. Noutros países de língua espanhola, é chamado aguacate, e também designado por "maçã de inverno". Os ingleses, devido ao aspeto da casca de algumas variedades, chamam-no "alligator pear".

- Os melhores abacates são os mais pesados e firmes, têm polpa macia e gordurosa, com sabor característico e delicado (antes de ficar maduro, tem a polpa dura e esbranquiçada). Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência.

- O abacate, devido à sua grande riqueza em óleos, é também muito utilizado pela indústria de cosméticos, designadamente para a produção de variados cremes e sabões.

- A metade de um abacate médio fornece 500 mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato (vitamina B9); fornece também 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta diferentes agentes cancerígenos.

- A semente do abacate contém um fluido leitoso com um odor e sabor a amêndoas. Devido ao seu elevado teor em taninos, se exposto ao ar aquele líquido torna-se vermelho, do qual pode ser obtida uma tinta indelével de cor vermelho-acastanhada ou negra que foi muito usada na escrita de documentos (bem preservados nos arquivos de Popayan - Colômbia) à época da colonização espanhola da América central. Esta tinta também foi usada para marcar algodão e têxteis de linho.

- Depois de descascado, o abacate deve ser imediatamente consumido porque, em contacto com o ar, a polpa oxida, escurecendo. Para evitar este fenómeno, é indicado deitar algumas gotas de limão sobre a sua superfície.

- Um dos pratos mais típicos da culinária mexicana é o "guacamole", um puré de abacate que leva, entre outros ingredientes, pedaços de tomate, cebola, coentros, malaguetas e sumo de limão.