1 1 1 1 1

A plantação de helicónias

plant helic1As helicónias são plantas tropicais, pelo que devem ser plantadas em locais onde as temperaturas sejam superiores a 18ºC. A altura mais adequada para plantar helicónias é quando as temperaturas nocturnas rondam os 21ºC e as diurnas 26ºC, o que corresponde, na nossa região, aos meses de julho a setembro.

O solo deve ser rico em matéria orgânica, ter uma boa drenagem e ser ligeiramente ácido (pH= 4,5-6,5).

A plantação é feita em canteiros com uma linha de plantas, com as plantas espaçadas entre si de 1 a 3m, e a uma distância entre linhas de 2 a 4m, consoante a espécie.

De uma forma geral, as espécies de pequeno porte, como a Heliconia psittacorum, são plantadas com 1m de distância na linha; as de médio porte, como a Heliconia rostrata, a 1,5 ou 2m; e as de grande porte, como a Heliconia caribaea, a 2 ou 3m.

 

plant helic2A profundidade de plantação dos rizomas é de cerca de 10cm.

Os rizomas utilizados resultam da divisão de tufos e deverão ter 2 a 3 pseudocaules cortados a 20-30cm. Na base destes pseudocaules existem gemas a partir das quais se desenvolvem os novos rebentos e raízes, geralmente 3 a 4 semanas após a plantação.

Após a plantação dos rizomas, deve ser feita uma boa rega de todo o canteiro, sendo as regas seguintes efetuadas quando necessário mas evitando encharcamentos, pois os rizomas poderão apodrecer.

 

Maria João Dragovic
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural