1 1 1 1 1

A utilização de duranta repens "Gold Mound" para fins ornamentais

duranta2Com o surgimento constante de novas urbanizações, unidades hoteleiras, parques, jardins, rotundas, estradas, vias rápidas e outros, a atividade comercial ligada ao ajardinamento de espaços verdes tem tido oportunidades para um crescimento exponencial, com a utilização de plantas, quer importadas quer produzidas localmente.

Embora se assista cada vez mais a uma grande diversificação dos exemplares que compõem tais ajardinamentos, verifica-se por vezes alguma constância e monotonia nas composições apresentadas, pelo que a introdução de plantas de cores, formas e texturas diferentes, poderiam contribuir de forma substancial para o aspeto paisagístico de muitos jardins.

A duranta repens 'Gold Mound' é um arbusto perene, originário de zonas que se estendem do México ao Brasil, conhecido localmente como "Pingo de Ouro" ou "Duranta Ouro".

Multiplica-se facilmente por estacas semi-lenhosas, com a ajuda de hormonas de enraizamento, em substrato argiloso, havendo necessidade de manter a estacaria em local húmido e sombreado até ocorrer o enraizamento. Uma vez que as estacas estejam bem enraizadas, podem ser transferidas para o local definitivo em solo também argiloso e bem regado.

 

duranta1A praga mais frequente nesta cultura é a cochonilha do Jacarandá, Insignorthezia insignis (Browne), que pode ser tratada com um vulgar inseticida para cochonilhas.

As vantagens para o seu cultivo são muitas, entre elas ser uma planta tão atrativa que não necessita de propaganda para ser vendida; ser perene (possui folha todo o ano); ter folhagem de uma rara cor verde-limão a amarelo dourado, conforme a quantidade e intensidade da luz obtida durante o cultivo, proporcionando aos jardins um tom e um contraste não habituais; adaptar-se ao sol e a alguma sombra; não necessitar de estufa; adaptar-se facilmente ao nosso clima subtropical; e o excelente efeito visual, mesmo com poucos exemplares, para sebes, topiárias.

Para a encomenda de estacas, pode encomendar no Centro de Floricultura Subtropical, através do telefone 291 970 250

 

Margarida Costa Neves
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.