1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Operações culturais nas próteas após a colheita das flores

proteas limpeza das plantas1Quando a floração das próteas acaba, é necessário uma limpeza da planta, ou seja, há que retirar os ramos com as flores velhas que não foram colhidos, os ramos mortos e ainda os mal posicionados.

É também nesta altura que se procede à poda sanitária, isto é, a poda dos ramos que apresentem sinais irreversíveis de ataque de pragas e/ou doenças, de forma a evitar a sua expansão. Aquando desta limpeza, as plantas deverão ser tratadas com um fungicida para evitar a entrada de doenças através das feridas causadas pela poda.

No caso de podas sanitárias, o instrumento usado no corte deverá ser desinfetado de planta para planta, de modo a reduzir a contaminação. A desinfeção pode ser feita com álcool etílico a 70% ou com lixívia a 10%.

 

proteas pasta cicatrizanteCaso as feridas resultantes da poda sejam grandes (com diâmetro igual ou superior a 1,5cm), elas deverão ser imediatamente tratadas com uma pasta cicatrizante, que tem o efeito de selar o local da ferida, impedindo a entrada de doenças.

O material resultante da poda de limpeza deverá ser levado para fora da exploração e, se possível, destruído pelo fogo.

 

Maria João Dragovic
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.