1 1 1 1 1

O Limonium latifolium

limoniumestacasenraizadas
plantdelimonium

O Limonium latifolium e respetivos híbridos são plantas vivazes, ornamentais, de ar livre e plena exposição ao sol, para cultivo preferencial em zonas quentes, podendo, no entanto, resistir a temperaturas baixas, inferiores a 15º C.

A sua cultura é geralmente efetuada para a produção de hastes de flores frescas e/ou secas, bem como para a ornamentação de floreiras e jardins. As suas inflorescências vistosas, com cerca de 70 cm de altura, carregadas de minúsculas flores duradouras podem ter cores, formas e tamanhos diversos, sendo muito comuns as cores branca, amarela, azul, rosa, salmão, entre outras.

A partir do terceiro ano de cultura, as plantas desta espécie e/ou os seus híbridos começam a diminuir a produtividade, sendo necessária a sua renovação por estacaria, obtendo-se desta forma novos exemplares com as mesmas características das plantas-mães. Este processo efetua-se preferencialmente no Inverno, geralmente em janeiro.

 

limAproveitam-se para a estacaria todas as ramificações fortes da planta-mãe. Cada estaca deverá ficar com uma base limpa com cerca de 2 cm de comprimento e algumas folhas verdes, cujas extremidades se cortam, deixando-as apenas com 4 a 5 cm de altura.

As estacas são então mergulhadas numa solução fungicida durante cerca de 20 minutos para evitar contaminações futuras, após o que as respetivas bases são envolvidas num pó contendo hormonas de enraizamento e plantadas individualmente em vasos de 5cm de diâmetro contendo uma mistura de turfa (TKS1) + Vermiculite (10:1). Estes são, por sua vez, regados e colocados em caixas de esferovite recobertas com um vidro transparente, onde permanecem durante cerca de três meses em estufa, até se verificar o enraizamento.

Ao fim desse tempo, as estacas enraizadas poderão ser plantadas diretamente num terreno bem drenado, trabalhado a cerca de 40 cm de profundidade, desinfetado e com adição de matéria orgânica, ao sol, em canteiros elevados e com o compasso de plantação adequado (40cm x 40cm).

 

Margarida Costa Neves
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural