1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

sapatinhos2Os Sapatinhos (zapatillas de Venus - esp.; LadySlippers-ing.) pertencem a um dos cinco géneros da subfamília Cypripedinae, família Orchidaceae, género Paphiopedilum.

Os que têm uma forte e bem enraizada tradição na Madeira são denominados por "sapatinhos vulgares" (Paphiopedilum insigne). Mais cultivados na Madeira, estes sapatinhos constituem um endemismo da região Assam da Índia e embora existam em cultivo outras espécies (Paph, sanderianum, Paph. Leanum, Paph.King Arthur, Paph. spicerianum, Phrag. sedeni, etc.) e finalmente os híbridos, estes são em menor quantidade e daí a sua menor importância económica.

Estas resistentes e duradouras orquídeas são compradas em molhos e usadas em arranjos, centros de mesa e cultivadas em vasos.

Os vasos de sapatinhos são dispostos em escadas e terraços, ornamentando assim centenas de casas, quintas, montras de comércio ou varandas e as suas flores de longa duração, em tom verde-mel com um engraçado pontilhado e rebordo branco na sépala dorsal, fazem a festa dos que os apreciam.

sapatinho1Esta cultura florícola, cuja divulgação é revestida de grande tradição para além do território regional, pode ser comprada em outras grandes cidades portuguesas, tais como Lisboa, Porto, Coimbra e também fazem parte inerente da "bagagem", levada como recordação, pelos emigrantes radicados no Brasil, Venezuela, África do Sul, Inglaterra, Suíça e até Austrália.

As plantas de folhas verdes e lustrosas, lisas ou marmoreadas, emitem rebentos unidos por um curto rizoma subterrâneo, produzindo flores unitárias suportadas por uma haste de cerca de 30 cm.

A floração, cujo início recai em finais de novembro (cotas baixas), prolongando-se até fevereiro (cotas altas), pode resultar em 30-40 hastes por planta adulta com vários anos em cultivo e estender-se, por vezes, até 3 meses.

Além do mencionado valor ornamental, de referira que os sapatinhos foram desde sempre um complemento válido para a economia familiar neste período do ano.

Bożena Borecka
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura