1 1 1 1 1

LeucadendronSafariSunsetredO género de próteas mais utilizado para folhagem de corte é o Leucadendron sp.

A este género pertencem 81 espécies de arbustos, dióicos, de folhas simples e inteiras, com inflorescências que se assemelham a cones, rodeadas por um invólucro de brácteas que se tingem de cor na altura da floração. A maioria dos Leucadendron sp. estão concentrados a sul e a sudoeste do Cabo (África do Sul).

Comercialmente, apenas se cultivam os pés femininos das diferentes espécies, com excepção do Leucadendron discolor, do qual se cultivam os pés masculinos.

Existem espécies unifloras e outras multifloras, utilizando-se muitas delas devido à cor das suas brácteas e folhagem, que são colhidas antes do aparecimento dos cones, quando as brácteas atingem a máxima coloração.

Na Madeira, as cultivares mais utilizadas são a 'Safari Sunset', 'Goldstrike', 'Inca Gold', e 'Chameleon', e surgem no mercado entre Novembro e Abril.

As próteas de folhagem são as mais fáceis de cultivar, quando comparando com as próteas utilizadas como flor cortada, preferindo na sua maioria solos ácidos, bem drenados, com baixos teores de fósforo e médios em matéria orgânica. O compasso de plantação é de 0,5m na linha e na entrelinha.

Os Leucadendron sp., quando cultivados em locais adequados, são pouco suscetíveis a doenças e, em relação às pragas, a mais importante é o gorgulho Pantomorus cervinus, que ataca as folhas, deixando-as 'roídas' ou 'recortadas'.

Maria João Dragovic
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentários  

# Paula Silva 25-03-2015 14:20
Boa tarde,
venho por este meio pedir informação sobre contactos de viveiros que vendem plantas proteas com certificado e para fins de exploração, os generos escolhidos são protea, leucospermum, leucadendron e Bruniaceae e destas so pretendo algumas variedades. Estou a candidatar-me com um projecto sobre o programa de PDR2020. Pretendo implementar numa primeira fase 1ha destas plantas. Para mais informação agradecia o vosso contacto.
Sinceros cumprimentos,
Paula Silva
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.