1 1 1 1 1 Pontuação 2.50 (2 Votos)

PA-1A Madeira possui uma enorme riqueza em termos de diversidade de plantas.

Muitas delas apresentam um aspeto bastante atrativo, vistoso e interessante, quer pelas suas flores quer pela sua folhagem ou porte, fazendo delas plantas com potencial para serem utilizadas como plantas ornamentais de vaso, jardim, canteiros, rotundas e bermas de estradas, revestimento de zonas incultas ou degradadas pela acção humana, entre muitas outras.

No entanto, para que haja um maior e adequado uso dessas plantas no circuito comercial, é necessário um maior conhecimento sobre vários parâmetros de cada uma dessas plantas, ou seja, é preciso saber qual o tipo e o ciclo da planta, a cor da flor e das folhas, a altura e a largura que pode atingir, o período de floração, as condições edafoclimáticas mais apropriadas, a forma de a propagar ou multiplicar, a época e a densidade de plantação, o seu comportamento e as suas necessidades sob cultivo (em vaso ou jardim, rega, adubação, outros cuidados de manutenção, pragas e doenças mais comuns, etc.).

Com o intuito de colmatar essa lacuna, estão a ser efetuados estudos sobre essas plantas (endemismos macaronésicos), tendo-se iniciado com espécies existentes na costa sul da ilha da Madeira, desde o nível do mar aos 500m de altitude. Este estudo irá permitir a criação de uma lista de plantas com aptidão para uso ornamental e informação técnica sobre cada uma delas, que servirá de apoio a viveiristas, arquitetos paisagistas, jardineiros e todos aqueles que se interessam por estas plantas.

Algumas das plantas incluídas nesse estudo são a cila da Madeira (Autonoe maderensis), o arroz da rocha (Sedum nudum e Sedum fusiforme), a alfazema (Lavandula pinnata), a perpétua de São Lourenço (Helichrysum devium), o murrião (Helichrysum obconicum), a doiradinha (Ceterach lolegnamense), a carlina ou cardo branco (Carlina salicifolia), o buxo-da-rocha (Chamaemeles coriaceae e Maytenus umbellata) e a oliveira brava (Olea maderensis).

PA-Cila da Madeira PA-Doiradinha PA-Helichrysum1 devium PA-Sedum fusiforme PA-olea maderensis
Cila da Madeira Doiradinha Perpétua de São Lourenço Arroz da Rocha OliveiraBrava

 

Maria João Dragovic

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.