1 1 1 1 1 Pontuação 4.50 (2 Votos)

gerberabrancaA gerbera pertence à família das Asteraceae.

O género Gerbera tem mais de 50 espécies, sendo a sua maioria de origem africana e foi descoberto e estudado no século XVIII pelo naturalista holandês Grenovius, mas foi aos irmãos Gerber, ilustres botânicos alemães e profundos conhecedores da flora do sul de África, a quem se deve o seu nome.

É uma planta herbácea, vivaz e compacta, i.e., sem caule e possui uma raiz grossa e comprimida (rizoma), a partir da qual se desenvolvem folhas e flores.

As folhas são verde escuro, largas, recortadas nos bordos e com 40cm de comprimento.

A haste floral é composta pelo pedúnculo e pela inflorescência terminal. A flor é composta, ou seja, uma inflorescência em capítulo solitário, que possui flores marginais liguladas (flores femininas) e flores do disco ou tubulares (hermafroditas e masculinas).

O pedúnculo pode ser de diferentes grossuras e o seu comprimento varia de acordo com a cultivar e as condições edafoclimáticas existentes.

gerberasemflorestufa1Até aos anos 60, a gerbera era cultivada ao ar livre no norte da Europa, colhendo-se apenas no verão, o que tornava a rentabilidade do seu cultivo mínima mas nos anos 70 iniciou-se o desenvolvimento do seu cultivo comercial, em estufa, na Holanda e Bélgica, para depois se estender aos outros países da Europa.

As variedades hoje cultivadas têm origem nos vários processos de seleção e melhoramento efetuados e muitas resultam das hibridações entre as espécies Gerbera jamesonii e Gerbera viridifolia, ambas provenientes do sul de África. Estas cultivares variam entre si em termos de forma da flor (simples ou dobradas; com pétalas largas ou finas; pétalas compridas ou curtas), na cor (vermelho, rosa, laranja, branca, etc.; centro preto ou verde) e no tamanho (standard ou mini).

O seu cultivo poderá durar vários anos, embora comercialmente apenas interesse cultivar durante 2 ou 3 anos, consoante as cultivares e as técnicas de cultivo usadas.

Maria João Dragovic