1 1 1 1 1 Pontuação 3.33 (3 Votos)

tor1O Ornithogalum, mais conhecido por torrão de açúcar, olhos de gato ou estrela de Belém, é originário da região do Cabo (África do Sul) e foi introduzido na Europa na segunda metade do século XVIII.

É utilizado como flor de corte, planta de vaso ou em jardins. As 3 espécies mais divulgadas são o Ornithogalum thyrsoides, com flor branca, o Ornithogalum arabicum e o Ornithogalum saundersiae, com flor de cor creme. Também já existe no mercado o Ornithogalum Dubium, com a flor cor de laranja.

O torrão de açúcar é um bolbo que prefere solos permeáveis, com boa drenagem e arejamento, ricos em matéria orgânica e pouco ácidos (pH entre 5,6 a 6,5). As temperaturas ótimas para o seu crescimento oscilam entre os 10 e os 15ºC e, para a floração, deverão rondar os 20/25ºC.

tor2Na Ilha da Madeira, pode ser plantado entre os 200 e os 600 m de altitude, na costa sul, ou até os 500 m na costa norte.

A plantação pode ser efetuada em setembro (para florir em dezembro) ou em outubro (para florir entre abril e maio). Os bolbos são geralmente plantados a uma profundidade de 5 cm e com uma distância entre eles de 10 cm. A planta pode atingir 50 a 100 cm de altura e possui folhas lanceoladas de cor verde escura.

O número de hastes florais obtidas por bolbo depende do seu calibre (perímetro do bolbo): para o Ornithogalum thyrsoides, calibres de 8-10 cm produzem 4 hastes/bolbo, enquanto que calibres de 5-6cm produzem 2 hastes/bolbo; para o Ornithogalum arabicum utilizam-se bolbos com calibre 12-14cm e para o Ornithogalum saundersiae bolbos com 14-16 cm, ambos com produção de 2 hastes/bolbo.

O Ornithogalum thyrsoides é colhido quando o 1.º botão floral, ainda fechado, atinge a cor branca. Para as outras duas espécies, quando 3 a 4 botões estiverem abertos.

O torrão de açúcar é geralmente vendido em molhos de 10 hastes. A duração pós-colheita é de 2 a 4 semanas, apesar da duração de cada flor individual ser mais curta, uma vez que a haste floral é composta pelo pedúnculo e pela inflorescência e esta possui inúmeras flores que começam a abrir gradualmente, desde a base da espiga até ao ápice.

Maria João Dragovic

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.