1 1 1 1 1 Pontuação 4.33 (12 Votos)

poda1Nas próteas podem efectuar-se três tipos de poda: a de formação, a de limpeza e a de colheita.

A poda de formação é feita nos primeiros anos de vida da planta, de forma a criar uma estrutura produtiva com o número adequado de talões. Os ramos deverão ser podados acima da terceira folha com gema axilar viável, pois é daí que vão rebentar os novos ramos/hastes florais. O número de talões que se deixa na planta depende da quantidade de flores que se pretende e do vigor da espécie/cultivar. Para a Protea sp. e Leucospermum sp., por exemplo, deixam-se entre 5 a 7 talões, obtidos através de uma ou duas podas durante o primeiro ano após a plantação. A planta deverá ter uma estrutura equilibrada, com os talões distribuídos de forma a garantir um bom arejamento e luz sobre as gemas axilares e respetivas folhas. Os talões não deverão ser muito compridos, pois diminuem os anos produtivos da planta.

A poda de limpeza é utilizada quando é necessário retirar ramos em excesso, ou seja, os ramos mais delgados e fracos que nunca irão produzir flor, ou para retirar ramos velhos ou doentes. Esta limpeza proporciona um melhor arejamento, reduzindo o aparecimento de pragas e doenças.

A partir do segundo ou terceiro ano de vida da planta, fazem-se as podas de colheita, nas quais são colhidas as hastes florais, de forma a garantir a produção do ano seguinte, ou seja, cortando acima da terceira folha. Geralmente, após a colheita de todas as hastes florais dá-se uma passagem por todas as plantas para verificar se é necessário o reajuste na estrutura da planta (eliminação rente ao tronco de algum ramo) ou uma limpeza de ramos velhos em excesso ou doentes (poda de limpeza).

As tesouras de poda ou serrotes utilizados nas podas deverão ser desinfetados com álcool etílico a 70% ou com lixívia a 10% quando se passa de uma planta para a outra, de forma a evitar a propagação de doenças. As plantas deverão ser tratadas com um fungicida para evitar a entrada de doenças através da zona da poda e as zonas de corte de ramos com diâmetro superior a 1,5cm deverão ser seladas com um produto semelhante ao usado nas fruteiras e vinha.

Poda Poda Poda Após Poda

Maria João Dragovic

Comentários  

# teresa jesus carvalho 21-07-2015 11:26
ola
agradecia que me informasse,,se sabe claro,,,,cultivo uma PROTEA, agora estao a aparecer uma manchas cor castanha nas folhas e aumentam dia a dia,,sera algum mal,,ou coisa natural,,,sa vi se era piolho,,mas nada vi nas costas da folha,,,sera algum fungo? o que poderei fazer
grato pela atencao
TERESA
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 22-07-2015 16:27
Boa tarde.

É difícil responder apenas com base na descrição feita, pelo que se aconselha que entre em contacto com a Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola, através do telefone 291 211 260 ou do correio electrónico .

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.