1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (2 Votos)

Agricultura com rosto - Carlos Duarte

Carlos Duarte2Carlos Duarte é um empresário agrícola há aproximadamente 25 anos.

Diz-nos que apesar dos muitos anos dedicados à agricultura, não só o gosto pela actividade mantém-se como também procura atualizar-se e estar atento ao mercado, cada vez mais exigente e em constante mudança, de modo a produzir não só de acordo com as melhores e mais recentes práticas agrícolas mas também de acordo com o que faz falta.

Refere, a propósito, ter dado início ao processo de melhoramento das estufas, não só das infra-estruturas como também para efeitos de um melhor aproveitamento da água.

 

Carlos Duarte1Com uma área aproximada de 4.100m2 de estufas e 6.000m2 ao ar livre, localizados na Tabua, concelho da Ribeira Brava, dedica-se à cultura de hortícolas diversos, sobretudo do pepino, do feijão verde e do tomate e de banana. Mais recentemente, está a produzir cebola, couve e morango.

Sobre a cebola, mostra-nos a técnica utlizada, muito pouco comum entre nós: em vasos, usando uma mistura à base de farelo e de areão.

Produz anualmente cerca de 100 mil quilos de pepino, 80 mil de tomate e entre 2 a 3 mil quilos de feijão verde, comercializados na sua maioria através do Mercado Abastecedor do Funchal.

 

Cecília Aguiar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural